Pular para o conteúdo

setembro 13, 2015

Douglas Fabrício participa do 28º Costelão do Seminário São José

O Secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) participou neste domingo, 13, da 28º Festa do Costelão do Seminário São José. Tradição de quase três décadas e que tem toda a sua renda destinada à manutenção dos três seminários da diocese de Campo Mourão, serviu neste domingo cerca de 350 costelões. O tradicional prato foi servido no seminário São José, saída para Cascavel.

 

Ao final da festa, Douglas Fabrício elogiou a iniciativa e parabenizou a organização pelo evento. “Sem dúvidas é uma grande festa que reune pessoas de toda a região em prol de uma causa mais que justa. Este é mais um ano que venho a esta festa que tem como objetivo contribuir na formação dos futuros padres da nossa diocese. Quero dar os meus parabéns a todos os organizadores deste belo evento.”

 

Estiveram presente também o ex-prefeito de Campo Mourão Tauillo Tezelli, o presidente do PPS de Campo Mourão, Beto Voidelo, os vereadores Sidnei Jardim e Edson Battilani, o prefeito de Mamborê, Nei Calori, o deputado estadual Márcio Nunes e demais lideranças da região.

Em Paranavaí, encontro regional de gestores do Esporte reuniu prefeitos e lideranças da região

Paranavaí encerrou nesta sexta-feira (11) rodada semanal de quatro encontros regionais de prefeitos, secretários e gestores do Esporte de vários municípios paranaenses promovidos pela Secretaria Estadual do Esporte e do Turismo (SEET). Série de reuniões regionais foi determinada pelo secretário, deputado licenciado Douglas Fabrício, que pretende ouvir todos os 399 munic&iacutiacute;pios do Estado para diagnosticar a realidade local e propor uma nova política esportiva a ser adotada a partir do ano que vem. 

“Temos consciência de que atingir todos é muito difícil, mas estamos fazendo o possível. Queremos entender como funciona o esporte nas cidades do Paraná, para assim poder gerir melhor os investimentos e as ações da Secretaria no Estado”, disse o secretário.

Além de Paranavaí, outras dez cidades já realizaram reuniões regionais sobre o tema, atingindo um universo de mais de 300 municípios. Durante os encontros, prefeitos e gestores são apresentados a um amplo questionário, que deverá ser discutido com as comunidades locais e, após respondido, enviado à SEET para sistematização das ideias apresentadas e formatação de uma proposta para a nova política de esportes do Estado. “Queremos construir essa proposta em parceria com os municípios, ouvindo toda a sociedade”, explica Douglas Fabrício.

O prefeito de Santo Antônio do Caiuá, José Alves de Almeida, o Zezinho, que esteve no encontro de Paranavaí, comemorou a participação. “Essa discussão vai colocar novamente os pequenos municípios na rota do esporte paranaense”, disse. “Com a vinda do secretário, não somente o esporte ganha, mas também o turismo, pois a região também precisa de um olhar mais carinhoso para este segmento”, avaliou.

Prefeito de São Carlos do Ivaí e presidente da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense), Paulo Francisco Marinho Dutra, conhecido como Paulo Peroba, também defendeu a participação dos pequenos municípios no debate. “O esporte, para mim, tem de ser prioridade tanto quanto a saúde e, desta forma, o secretário Douglas está de parabéns por estar vindo ao interior e se informando mais sobre as necessidades das pequenas cidades”, afirmou. “Quero também dar os parabéns ao governador Beto Richa pela coragem que teve em fazer os ajustes na hora certa. Agora o povo está vendo que aquelas atitudes foram necessárias”, comentou o prefeito.

Participaram ainda do encontro o presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), Diego Gurgacz, o chefe do Escritório Regional da SEET de Paranavaí, Elson Greb, o assessor de Assuntos Estratégicos da SEET, Dilson Martins, a chefe dos Escritórios Regionais, Rosângela Koch, e José Alberto de Campos, coordenador de Esporte da Secretaria.

A série de encontros regionais continua na semana que vem em Maringá, no dia 17. Em Guarapuava, a data ainda será definida.

Prefeitos e gestores esportivos de 29 municípios discutem em Umuarama nova política do Esporte

Prefeitos, secretários e gestores do Esporte de 28 dos 30 municípios pertencentes à regional de Umuarama da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET) se reuniram na manhã desta sexta-feira (11) no anfiteatro da Agência do Trabalhador para a discutir a nova política de esportes a ser adotada pelo Estado a partir do ano que vem. Representantes de Mariluz, pertencente a outra regional, também estiveram no evento, que será realizado nos municípios-sede dos 13 Escritórios Regionais do Esporte e do Turismo (Erets) da Pasta.

O secretário do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, destacou o grande interesse dos municípios da região em participar do debate. “Quero agradecer aos prefeitos que estão sendo parceiros nesta nossa discussão da política esportiva do estado, pois sem eles e os gestores do esporte, todo este trabalho seria em vão”, comentou. Nesse primeiro encontro, os gestores recebem um questionário de diagnóstico da realidade do esporte em cada município, que deve ser discutido num segundo momento com a comunidade local e, posteriormente, enviado para a área de Assuntos Estratégicos da SEET para sistematização das propostas e sugestões.

“Nós temos um trabalho muito forte com os jovens da nossa cidade no esporte e a presença do secretário é muito importante para o Estado conhecer a situação da nossa região”, comentou o prefeito de Iporã, Roberto da Silva, o Robertinho. “Esta discussão será de extrema importância para evoluir cada vez mais o esporte e também o turismo nas cidades de menor porte”, comemorou o prefeito.

O deputado estadual Fernando Scanavaca, representante da região, também destacou a importância de se envolver a comunidade nos debates. “Realmente, o secretário Douglas Fabrício está fazendo com que a Secretaria e os municípios do Paraná possam se movimentar em relação ao esporte e ao turismo”, disse. “Acho que o esporte está no caminho certo, pois sua atitude de fazer os municípios se reunirem para discutir o tema é louvável e quem ganha é o esporte paranaense”, concluiu Scanavaca.

Além de Umuarama, já sediaram encontros regionais Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Campo Mourão, Pato Branco, Toledo e Cascavel, abrangendo um universo de mais de 300 municípios. “O governador Beto Richa, mesmo em um momento de crise, nunca esqueceu o esporte. Ele sempre me incentivou nas ações para a evolução do esporte no nosso Estado”, ressaltou Douglas Fabrício. Para o secretário, o diálogo com a sociedade é fundamental para que o poder público compreenda a realidade de cada região e atenda corretamente as necessidades locais. “Quem está próximo da população está mais longe do erro”, avalia Fabrício.

Participaram ainda do encontro o presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), Diego Gurgacz, o chefe do Eret de Umuarama, Gentil Soares de Lima, o assessor de Assuntos Estratégicos da SEET, Dilson Martins, a chefe dos Escritórios Regionais, Rosângela Koch, e José Alberto de Campos, coordenador de Esporte da Secretaria.

Ainda na tarde desta sexta-feira, Paranavaí sedia uma nova rodada de debates. A série de encontros regionais continua na semana que vem em Maringá, no dia 17. Em Guarapuava, a data ainda será definida. 

Toledo e Cascavel sediam discussão sobre nova política estadual de esportes

Com mais dois encontros regionais realizados nesta quinta-feira (10) em Toledo e Cascavel, prefeitos, secretários e gestores municipais do Esporte de 289 municípios abrangidos pelos Escritórios Regionais (Erets) da Secretaria Estadual do Esporte e do Turismo (SEET) já foram convidados a discutir e apresentar propostas para a nova política esportiva do Estado a ser adotada a partir do ano que vem. A série de 13 encontros regionais, abrangendo todos os 399 municípios paranaenses, foi determinada pelo secretário do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício. “Precisamos estar unidos pra fazer um bom trabalho. Temos municípios de todos os tamanhos e queremos conhecer as realidades locais e receber contribuições para a nova política do esporte”, diz o secretário.

Neste primeiro momento, os gestores municipais recebem um questionário elaborado pela Assessoria de Assuntos Estratégicos da SEET para diagnosticar a realidade esportiva de cada cidade, além de discutir preliminarmente propostas que possam ser adotadas pela Secretaria a partir de 2016. Numa segunda etapa, a discussão ocorre nos próprios municípios e deve envolver toda a sociedade. 

PARTICIPAÇÃO – O prefeito de Campo Bonito, Gilmar Bernardi, município de pouco mais de 4 mil habitantes do Oeste paranaense, defendeu a participação das pequenas cidades nessa discussão. “Realizando esses encontros, o debate sobre o esporte em todo o Estado evolui”, diz. “O esporte é também educação, lazer, saúde. É muito importante para as crianças, pois acaba retirando-as do mau caminho”, avalia Bernardi, que esteve na reunião de Cascavel.

Para o prefeito de Céu Azul, Jaime Basso, “é de fundamental importância o secretário vir ao interior para discutir com os municípios o esporte paranaense”. De acordo com Basso, só com os debates e a participação de todos é possível promover melhorias. “Especialmente em épocas de dificuldade e de crise, o trabalho é que supera tudo”, afirma. 

O raciocínio é compartilhado pelo secretário. “Todos sabemos que estamos num momento de crise, mas precisamos limar as arestas, trabalhar muito e assim ajudar a formar uma nova política para o esporte do Estado”, afirma Douglas Fabrício.

TOLEDO – Para o prefeito de Toledo, Beto Lunitti,”receber o Encontro mostra o reconhecimento do governo do Estado. Aqui a política do esporte é bem aplicada”. O município é destaque em esportes como badminton e ginástica artística, entre outros. 

As duas regionais reúnem 50 municípios. “Essa iniciativa do secretário Douglas de chegar a todos os municípios do Paraná é importante, pois em um reunião dessas ele consegue atender 20 a 30 municípios, tendo assim uma visão do esporte em todo o Estado”, diz o prefeito de Formosa do Oeste, José Roberto Coco.

Para Anderson Bento Maria, prefeito de Maripá, o formato definido para as discussões valoriza as cidades menores. “O secretário sabe que nós, municípios pequenos, dependemos dessas ações da Secretaria, pois não temos tanto dinheiro disponível para investir no esporte. Essa tentativa do secretário Douglas de analisar o atual cenário do esporte paranaense em todo o Estado, com certeza, vai fazer evoluir o esporte não só nas grandes cidades, mas também nos pequenos municípios”, acredita. “E como o esporte transforma as pessoas e ajuda a construir cidadãos de bem, essas atividades da Secretaria são de extrema importância”, conclui.

“Quando assumi, percebi o apreço do governador Beto Richa pelo esporte e vi que ele daria todo o apoio necessário para ajudar na evolução desse setor e é o que esta acontecendo”, defende Douglas Fabrício. Para o secretário, o envolvimento de todos é fundamental para que a comunidade local contribua e referende as decisões finais de cada município. “Agora, para que esta mudança chegue a todos, eu resolvi ouvir todos os municípios do estado por meio destes encontros”, comenta.

Nesta sexta-feira (11), Umuarama (pela manhã) e Paranavaí (à tarde) sediam os encontros regionais. 
Confirma datas e locais dos próximos encontros

11/9 – Umuarama – 09:00 horas – Anfiteatro Agência do Trabalhador – Av. Rio Branco, 4211
11/9 – Paranavaí – 14:30 horas – Centro de Eventos – Av. Heitor de Alencar Furtado, s/n – 
Entre Forum Eleitoral e IAP.

17/9 – Maringá – 15:00 horas – ACIM- Associação Comercial – Rua Brasilio Sautchuk, 388

(*) Guarapuava com data ainda indefinida