Prefeitos, secretários e gestores do Esporte de 28 dos 30 municípios pertencentes à regional de Umuarama da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET) se reuniram na manhã desta sexta-feira (11) no anfiteatro da Agência do Trabalhador para a discutir a nova política de esportes a ser adotada pelo Estado a partir do ano que vem. Representantes de Mariluz, pertencente a outra regional, também estiveram no evento, que será realizado nos municípios-sede dos 13 Escritórios Regionais do Esporte e do Turismo (Erets) da Pasta.
O secretário do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, destacou o grande interesse dos municípios da região em participar do debate. “Quero agradecer aos prefeitos que estão sendo parceiros nesta nossa discussão da política esportiva do estado, pois sem eles e os gestores do esporte, todo este trabalho seria em vão”, comentou. Nesse primeiro encontro, os gestores recebem um questionário de diagnóstico da realidade do esporte em cada município, que deve ser discutido num segundo momento com a comunidade local e, posteriormente, enviado para a área de Assuntos Estratégicos da SEET para sistematização das propostas e sugestões.
“Nós temos um trabalho muito forte com os jovens da nossa cidade no esporte e a presença do secretário é muito importante para o Estado conhecer a situação da nossa região”, comentou o prefeito de Iporã, Roberto da Silva, o Robertinho. “Esta discussão será de extrema importância para evoluir cada vez mais o esporte e também o turismo nas cidades de menor porte”, comemorou o prefeito.
O deputado estadual Fernando Scanavaca, representante da região, também destacou a importância de se envolver a comunidade nos debates. “Realmente, o secretário Douglas Fabrício está fazendo com que a Secretaria e os municípios do Paraná possam se movimentar em relação ao esporte e ao turismo”, disse. “Acho que o esporte está no caminho certo, pois sua atitude de fazer os municípios se reunirem para discutir o tema é louvável e quem ganha é o esporte paranaense”, concluiu Scanavaca.
Além de Umuarama, já sediaram encontros regionais Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Campo Mourão, Pato Branco, Toledo e Cascavel, abrangendo um universo de mais de 300 municípios. “O governador Beto Richa, mesmo em um momento de crise, nunca esqueceu o esporte. Ele sempre me incentivou nas ações para a evolução do esporte no nosso Estado”, ressaltou Douglas Fabrício. Para o secretário, o diálogo com a sociedade é fundamental para que o poder público compreenda a realidade de cada região e atenda corretamente as necessidades locais. “Quem está próximo da população está mais longe do erro”, avalia Fabrício.
Participaram ainda do encontro o presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), Diego Gurgacz, o chefe do Eret de Umuarama, Gentil Soares de Lima, o assessor de Assuntos Estratégicos da SEET, Dilson Martins, a chefe dos Escritórios Regionais, Rosângela Koch, e José Alberto de Campos, coordenador de Esporte da Secretaria.
Ainda na tarde desta sexta-feira, Paranavaí sedia uma nova rodada de debates. A série de encontros regionais continua na semana que vem em Maringá, no dia 17. Em Guarapuava, a data ainda será definida.