Por iniciativa do deputado estadual Douglas Fabrício a homenagem foi entregue a um dos artistas plásticos mais talentosos do Paraná e, que aos 82 anos, segue produzindo. Conhecido por ser um dos desenhistas que deram vida ao famoso personagem Zequinha, Nilson Müller, recebeu o título de Cidadão Benemérito do Estado, durante o evento realizado no Plenário da Assembleia Legislativa, na noite da última terça-feira (18).
“Uma justa homenagem ao artista Nilson Müller pelo conjunto de toda a obra. Quando eu era criança via as figurinhas e anos depois tenho essa oportunidade de conhecê-lo, fazer amizade com ele e lhe oferecer o título pelo talento, história, trabalho e alegria que deu a tantas pessoas”, destacou Douglas.
Para o homenageado, a honraria é uma coroação por uma vida toda de trabalho. “É uma emoção, uma coisa que a gente não espera. A gente lembra de tudo que já fez. Agradeço ao Douglas pela homenagem que é uma forma de reconhecer o trabalho de uma vida toda”.
Trajetória
Nascido em Curitiba em 1941, Nilson Müller começou a desenhar ainda criança copiando revistas em quadrinhos. Aos doze anos de idade conheceu Guido Viaro no centro juvenil de Artes Plásticas e foi convidado a cursar a Faculdade de Belas Artes.
Adolescente, recebeu orientação de Thorsten Andersen e teve uma de suas pinturas ilustrando o salão dos novos, na Biblioteca Pública do Paraná. Aos 16 anos profissionalizou-se, sendo o primeiro cenógrafo de televisão no Paraná.
É ilustrador de publicidade e editorial, além de manter a carreira de artista plástico. A grande paixão de sua vida são as histórias em quadrinhos realizadas em trabalhos universitários. Na Gibiteca de Curitiba promove cursos e lá tem uma ala com seu nome.
Recebeu prêmios em pintura no Salão Paranaense, Salão dos Novos da Biblioteca Pública do Estado do Paraná, e Salão do Santa Mônica Clube de Campo. Ganhou o Prêmio Qualidade Brasil em ilustrações para o livro KO IVY De Ricardo Rodrigues.
Zequinha
O clássico personagem da cultura paranaense Zequinha foi criado em 1928 para a fábrica de balas dos irmãos Sobania, poloneses radicados em Curitiba. Ele foi inspirado em um palhaço paulista e desenhado inicialmente por Alberto Thiele e Paulo Carlos Rohrbach.
Em 1979, Nilson Müller redesenhou o personagem, modernizado, para ilustrar o álbum de figurinhas Clube do Zequinha. Tanto o álbum quanto as figurinhas podiam ser trocadas em uma campanha do Governo do Estado por notas fiscais em um incentivo pelo recolhimento do ICMS.
Em 2021, no mês do aniversário de Curitiba, as figurinhas e álbuns, além de diversos produtos relacionados ao personagem, foram relançados, redesenhadas por Nilson Müller. Zequinha foi retratado em 200 atividades diferentes e mais oito figurinhas especiais.