A sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná a José Hidalgo Neto, o Capitão Hidalgo, aconteceu na última terça-feira (21), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A homenagem foi de autoria do deputado Douglas Fabrício e aprovada por unanimidade pelos demais deputados.
“O Capitão Hidalgo foi um jogador extraordinário e esse título vem para reconhecer a história dele, tanto como atleta, comentarista, comunicador, e hoje, inclusive, temos uma feliz coincidência, que no dia de hoje o Coritiba comemora os 50 anos do título do Torneio do Povo, uma época em que o futebol aqui no Brasil era repleto de craques. E pelo Coritiba foi o capitão de uma geração vitoriosa, levando o nome do Paraná para todo o país”, destacou Douglas.
“É com imensa satisfação e profundo agradecimento aos deputados e deputadas pela amabilidade em me conceder o nobre título de benemérito do estado, em especial ao deputado Douglas Fabrício, autor desse projeto, minha eterna gratidão. Agradeço também aos companheiros de futebol nos meus 16 anos de atividade, como também aos extraordinários profissionais que tive a honra de conhecer, nesses 48 anos de comunicação esportiva”, disse Capitão Hidalgo, bastante emocionado.
Carreira
Nascido em São Paulo, José Hidalgo Neto chegou ao Coritiba na década de 70 e se tornou um dos principais jogadores da história do clube. Jogando no meio campo, Hidalgo se tornou capitão e referência do time que conquistou o pentacampeonato paranaense (71, 72, 73, 74 e 75). Também foi campeão da Fita Azul (72) e do torneio do Povo (73).
Em 75, deixou os gramados para iniciar outra carreira vitoriosa, a de comentarista esportivo. Ao longo de quase 40 anos, Capitão Hidalgo tornou-se um dos principais nomes da crônica esportiva do Paraná, trabalhando em rádio e televisão, se transformando em referência para milhares de ouvintes.
O líder do prefeito de Curitiba na Câmara Municipal, vereador Tico Kusma, prestigiou o evento e disse que “é muito oportuna a homenagem e por isso gostaria de parabenizar o deputado Douglas Fabrício pela iniciativa e por poder reconhecer o Capitão Hidalgo aqui no estado do Paraná, pela importância que ele foi para o futebol e para a comunicação e principalmente para o esporte brasileiro”.
Carreira de comentarista
Em 1975, abandonou definitivamente os gramados, encerrando a carreira de atleta profissional. Ainda nesse ano, trocou a bola pelo microfone, tornando-se, desde então, o principal comentarista do rádio esportivo paranaense. Já cruzou a linha do Equador uma centena de vezes, para transmitir ao Brasil os maiores eventos do circuito esportivo, como a despedida do Pelé em New Jersey, oito Copas do Mundo e dois anos de Fórmula 1 (1987 e 1991).
O presidente da ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos), Artur Eugênio Mathias, elogiou a atitude do Deputado Douglas Fabrício na homenagem ao Capitão Hidalgo. “O Hidalgo é uma lenda, não apenas pelo grande atleta profissional que foi, e, principalmente, como cronista esportivo. Hidalgo é o exemplo do ex-jogador que se preparou para atuar na imprensa esportiva, sendo um dos maiores analistas que temos em nossa crônica brasileira”, comenta Eugênio Mathias, enfatizando ser fã do trabalho do “Capitão Hidalgo” de muito tempo.