Pular para o conteúdo

Dia do Turismo Regional completa 10 anos

De autoria do deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania) a lei estadual que instituiu o “Dia do Turismo Regional” completa 10 anos em 2022. A intenção do parlamentar era incentivar o turismo em todas as regiões do Paraná, fugindo dos principais centros, como Curitiba, Foz do Iguaçu e Litoral.

O turismo nacional e internacional sempre foi muito divulgado, mas por outro lado, o turismo regional era pouco explorado. “A lei é justamente uma forma de equilibrar esta balança. Temos que fomentar o turismo em todo o Estado, setor fundamental e que gera empregos e inúmeros resultados positivos na economia. O Paraná possui inúmeras riquezas, distribuída em vários municípios, independentemente do tamanho. É preciso valorizar todas”, ressaltou Douglas Fabrício, que já foi Secretário Estadual de Esporte e Turismo.

Para o ex-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes, a lei atende uma demanda muito grande por turismo interno. “Trata-se de um nicho muito grande e o Douglas soube explorar isso. Hoje, o Paraná tem 15 regiões turísticas e podem passar para mais de 20. É um Estado rico em belezas naturais e atrativos culturais e desperta o interesse na população”. Gimenes também destacou a visão do deputado Douglas ao identificar este nicho do turismo. “Ele é uma pessoa nascida no interior, em Roncador, e também mora em Campo Mourão, mas tem uma percepção e conhecimento de todo o Paraná”.

6 de outubro

O dia 6 de outubro foi escolhido para celebrar a data em que a RETUR (Rede de Turismo Regional) foi credenciada como OSCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça. “É um reconhecimento por parte do deputado do pioneirismo da RETUR”, destacou Gimenes.

Outras notícias