Pular para o conteúdo

Douglas Fabrício enaltece o desenvolvimento industrial tecnológico durante encontro com presidente da SETI

O superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona participou da programação. Em uma segunda reunião foram tratados projetos de instalações de novos cursos superiores em Campo Mourão.

O deputado estadual Douglas Fabrício falou sobre processo de desenvolvimento industrial tecnológico, durante reunião do Codecam – Conselho de Desenvolvimento Tecnológico de Campo Mourão, que contou com a presença do superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, na manhã desta sexta-feira, 3. O evento conduzido pelo presidente do Codecam, Newton Leal também reuniu os reitores Júlio César Damasceno (UEM – Universidade Estadual de Maringá) e Salete Machado (Unespar – Universidade Estadual do Paraná); secretários municipais Carlos Alberto Facco (Coordenação Geral) e Eduardo Akira Azuma (Desenvolvimento Econômico).

O encontro foi marcado pela entrega do Relatório Final “Mapeamento de Estrutura Produtiva, Setores Econômicos, Estratégicos e Multiplicadores Setoriais para Município de Campo Mourão”, desenvolvido sob a coordenação do professor doutor Jorge Leandro Ferreira. A reitora Salete Machado e a professora Rosimeire Darc (Unespar), também explanaram sobre o relatório final do mapeamento.

Durante a abertura, Douglas Fabrício avaliou o Mapeamento de Desenvolvimento Estratégico como um incentivo à indústria tecnológica. Ele relacionou Projetos de Lei em tramitação da Assembleia Legislativa do Paraná, destacando uma proposta de sua autoria, que incentivou a abrangência de uma Lei Estadual de 2005, que garante o tratamento tributário do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) aos estabelecimentos industriais de produtos eletrônicos de telecomunicação e de informática. Com a ampliação do Projeto de Lei, o Governo do Paraná, deverá beneficiar empresas de diversos municípios do estado.

“O Projeto de Lei vai garantir descontos significativos a empresas no pagamento de ICMS incentivando investimentos e geração de empregos.”, anunciou Douglas Fabrício.

O superintendente da SETI, Aldo Nelson Bona, falou do potencial de Campo Mourão e região. Ele argumentou que através de projetos consistentes a região é fortalecida com a qualidade do ensino superior, sendo incentivos e oportunidades para toda a região.

Cursos Superiores – Em uma segunda reunião de planejamento, que aconteceu no Paço Municipal, com a participação do prefeito Tauillo Tezelli, foram tratados assuntos relacionados a instalação de novos cursos superiores, dentre eles o projeto do curso de Agronomia em uma parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), Colégio Agrícola e Unespar – Universidade Estadual do Paraná.

Outras notícias