Pular para o conteúdo

Douglas Fabrício: Projeto de Lei exige presença de segundo professor em turmas de pessoas com deficiência mental

O deputado estadual Douglas Fabricio (CIDADANIA) apresentou projeto de Lei nesta terça-feira (31 de agosto), na Assembleia Legislativa, que exige presença do segundo professor de turma nas salas de aula das escolas de educação básica (sistema estadual), que tiverem alunos com diagnóstico de deficiência múltipla associada à deficiência mental, deficiência mental que apresente dependência em atividades de vida prática, deficiência associada a transtorno psiquiátrico, deficiência motora ou física com sérios comprometimentos motores e dependência de vida prática, transtorno do Espectro do Autismo com sintomatologia exacerbada e transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade/impulsividade com sintomatologia exacerbada.

Para o parlamentar, o projeto de Lei é importante para melhorar a adaptação do portador de deficiência mental à rotina da escola e ter por parte do Poder Público um atendimento qualificado para promover a socialização.

“Nosso Projeto de Lei tem o objetivo de melhorar as condições de aprendizado e de inclusão das pessoas com deficiência na rotina escolar regular. A escola é um canal de mudanças, logo, a inclusão das crianças com deficiência na rede regular de ensino pode ser um começo para outras transformações, não somente de pensamentos, mas de atitudes, uma vez que possibilita a inserção dessas pessoas no meio social. A proposta visa qualificar o processo de ensino e aprendizagem com a garantia de um acompanhamento mais minucioso de um segundo mestre no aprendizado”, argumenta o parlamentar.

Outras notícias