Em um mês, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio vão começar e o Paraná já confirmou 10 atletas e técnicos na delegação brasileira. Ao tomar conhecimento da expressiva participação do estado no principal evento esportivo em âmbito internacional, o deputado estadual Douglas Fabrício (CIDADANIA) destacou o programa de apoio “Geração Olímpica”, mantido pelo Governo do Paraná, que concede bolsas.
“Estes atletas confirmados são bolsistas do ‘Geração Olímpica’, programa que pude conhecer e trabalhar quando fui secretário do Estado do Esporte e do Turismo. Quando adotamos pudemos presenciar o quanto este apoio é importante para a formação do atleta e seu sucesso. Como secretário, acompanhei a delegação paranaense nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e foi gratificante ver a conquista da medalha de prata da Agatha Bednarczuk Rippel no vôlei de praia e da prata do Marcelo dos Santos na bocha paralímpica, além de vários atletas que nos representaram tão bem”, afirmou o deputado.
Dos 10 atletas paranaenses bolsistas confirmados até o momento, dois participarão da Olimpíada e oito da Paralimpíada.
Nove deles são da Categoria “Olimpo” do programa, cuja lista foi divulgada na última terça-feira (22) a partir da análise da inscrição em conformidade e documentos comprobatórios de convocação pelas entidades oficiais. Além desses, uma outra atleta, que fez inscrição para a Categoria Nacional, também confirmou sua vaga para os Jogos.
Os nove atletas contemplados até aqui na Categoria Olimpo do programa Geração Olímpica e já confirmados em Tóquio são: Ágatha Bednarczuk Rippel – vôlei de praia; Ana Sátila Vieira Vargas – canoagem slalom; Carminha Celestina de Oliveira – esgrima em cadeira de rodas; Giovane Vieira de Paula – paracanoagem; Jovane Silva Guissone Esteio – esgrima em cadeira de rodas; Mari Christina Santilli – paracanoagem; Rodrigo Ferla Martins – técnico da seleção de parataekwondo; Vítor Gonsalves Tavares – parabadminton; e Welder Camargo Knaf – tênis de mesa em cadeira de rodas.
Já a atleta inscrita na Categoria Nacional, cuja passagem para Tóquio também está garantida, é Adriana Gomes de Azevedo, da paracanoagem.
História
O ano de 2021 celebra a décima edição do Programa Geração Olímpica. Neste período, mais de dez mil atletas e técnicos do Paraná receberam bolsas em forma de apoio financeiro. Um programa realizado pelo Governo do Estado, com o patrocínio da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
“Na época em que promovemos o programa, percebemos a evolução de vários atletas em modalidades como ginástica rítmica, ginástica artística, esgrima, rugby, canoagem e, principalmente, nos esportes paralímpicos. O Paraná sempre desempenhou um bonito papel em Jogos Olímpicos, Pan-Americanos e torneios internacionais. E enquanto tornamos vários atletas vitoriosos no esporte e na vida, também promovemos a inclusão”, finaliza Douglas Fabrício.
Com informações do Governo do Paraná