Pular para o conteúdo

Alep aprova em segunda discussão regulamentação do jogo eletrônico no Paraná

Proposta do deputado Douglas Fabrício valoriza modalidade praticada principalmente em época de pandemia do Coronavírus.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em segunda discussão nesta quarta-feira (08 de julho) projeto de lei de autoria do deputado estadual Douglas Fabricio (CIDADANIA) que dispõe sobre o exercício da atividade esportiva eletrônica no Paraná. A proposta recebeu emendas e segue para a última votação na próxima semana.

O projeto regulamenta o jogo eletrônico no estado. Entende-se por esporte eletrônico aquele praticado em equipamentos como computadores, smartphones e vídeo games, por exemplo. Com a aprovação da proposta, os praticantes de esportes eletrônicos passam a receber a nomenclatura de atleta. “O esporte eletrônico promove, fomenta e estimula a cidadania, valorizando a boa convivência humana”, justifica Douglas Fabrício.

Na ocasião, o deputado estadual ainda afirmou que neste ano o jogo eletrônico adquiriu uma importância ainda maior devido a pandemia do novo coronavírus. Segundo o parlamentar, o esporte eletrônico passou a ser uma das opções de entretenimento e lazer para quem fica em casa em isolamento social. “É uma prática intelectual saudável que incentiva as pessoas a permanecerem em casa para combater a disseminação do COVID-19. O momento é muito oportuno para a aprovação deste projeto”, diz.

Além da regulamentação, o deputado estadual também sugeriu o dia 27 de junho como o Dia Estadual do Esporte Eletrônico , em alusão ao dia da fundação da empresa Atari, em 1972.

O parlamentar ainda destacou a iniciativa do Governo do Paraná , por meio da superintendência de Esporte, de criar a Liga Escolar E-SPORTS, que se baseia em uma competição a ser realizada de modo remoto em fases classificatórias e finais. A disputa será transmitida em plataformas online, com as primeiras competições previstas para acontecerem nos próximos dias.

Outras notícias