O deputado estadual Douglas Fabricio (CIDADANIA) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná projeto de lei que recomenda aos prédios públicos do Estado a utilização de sistema de captação de energia solar. Principalmente em novos imóveis e aqueles que sofrerão reformas e ampliações.
O parlamentar argumenta que a necessidade de economia de energia e a busca por meios alternativos de captação se tornaram prioridades da sociedade. “O Estado tem como obrigação acompanhar estas discussões e sair na frente quando o assunto é a modernização da utilização da energia e a economia de gastos”, afirma Douglas Fabrício.
O deputado afirma ainda que a energia solar além de ser uma fonte alternativa, também, contribui com a preservação do meio ambiente. “É uma energia limpa que ainda traz economia aos cofres públicos com a redução da conta mensal de luz”.
Ao exemplificar a medida, Douglas Fabrício cita a instalação de painéis fotovoltaicos no prédio da Prefeitura de Curitiba, a iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral na construção de usina fotovoltaica em Paranavaí e, ainda, destacou que o município de Campo Mourão doou terreno para o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para a construção de usina solar fotovoltaica da instituição.