O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná para manifestar posicionamento contrário à Medida Provisória 841 de 2018, que retira recursos da área do esporte e cultura para transferir à área de segurança. Segundo ele, o investimento no esporte tem reflexos positivos na segurança, saúde, educação. “Manifesto indignação com o Governo Federal em relação a um item com o qual trabalhei nos últimos anos: a área do esporte, que forma cidadãos e contribui com o desenvolvimento humano e social”, argumentou o parlamentar que foi secretário do Esporte e Turismo do Paraná entre 2015 e 2018.
Na ocasião, Douglas citou inúmeros benefícios que o esporte traz aos jovens e, também, pessoas com idade mais avançada. “A redução da criminalidade passa pela promoção de políticas de esporte, que é um direito do cidadão assegurado pela Constituição. A prática diminui o peso, a obesidade, o uso de drogas legais e ilegais e, consequentemente, a violência em comunidades, além de ampliar a capacidade produtiva”.
Para Douglas, o Governo Federal está reduzindo recursos de uma área que já conta com baixo orçamento. “Esta MP condena o esporte em todo o país. Quando falamos de esporte não devemos olhar somente os atletas de rendimento, e sim os de formação, que compõem a maioria e se tornam cidadãos”, diz.
Assista o discurso na íntegra: