Durante a gestão do deputado estadual Douglas Fabrício, à frente da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (2015-1018), o Paraná obteve uma série de avanços e conquistas fortalecendo o setor turístico. Através da Paraná Turismo, o Governo do Estado realizou um amplo trabalho que deverá movimentar e atrair novos turistas influenciando positivamente na economia dos municípios. O Planejamento Estratégico do Turismo é um trabalho contínuo que prevê melhorias no setor para os próximos anos.
A gestão Douglas Fabrício contou com total apoio do governador Beto Richa, que o convidou para realizar um trabalho de maior envolvimento com a população, bem como da então vice-governadora Cida Borguetti, atual governadora. Com uma equipe técnica e qualificada, coordenada pelo professor Jacó Gimenes, foram realizadas ações atendendo todas as regiões do estado.
Dentre as ações destacam-se, a Valorização da Memória do Turismo Paranaense, com a criação do Centenário do Turismo Paranaense 1916-2016, resgatando a atuação de Santos Dumont para criar o Parque Nacional do Iguaçu, elevando Foz do Iguaçu a uma referência mundial em turismo; e também a criação do Masterplan Paraná Turístico 2026, que assegura a continuidade no processo de desenvolvimento do turismo no estado, e conta com o suporte e parceria de importantes organizações na sua execução, como o Sebrae, a Fecomércio e a Fiep, com o respaldo de todo o trade.
A Ampliação de 26% no número de municípios participantes do Mapa Nacional do Turismo, que assegura o acesso a verbas federais, também foi uma das grandes conquistas, considerando que o estado o número de 224 foi elevado para 283 municípios. A Criação dos Passaportes Turísticos, destacando o melhor das quatorze regiões do Paraná, melhorou a oferta de opções aos turistas e a disponibilização de forma gratuita, às empresas e municípios, oportunidade de acessar e participar das principais Feiras Promotoras de Negócios do Turismo, também obteve importantes resultados.
Fortalecendo o Programa de Gastronomia Paraná, foram realizadas ações integrando a agricultura familiar a eventos com pratos típicos e da culinária com o sabor cultural de diferentes etnias, características das diferentes regiões do Estado. A Idealização e viabilização do Ano Temático, dedicando ao Turismo Religioso o ano de 2018 enaltece o setor.
A capacitação gratuita de técnicos e gestores do Turismo nos municípios, realizada pela própria Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo e também através de parcerias, foi realizada durante toda a gestão, bem como a produção de folhetaria turística como revista, guias e folders. Também foi realizada a aquisição da Van do Turismo, para visitar os eventos turísticos do Estado e o Verão Paraná, e ser um posto móvel de informações turísticas.
A Paraná Turismo também realizou uma agenda positiva permanente, mobilizando praticamente todos os municípios do estado com os acontecimentos programados no Calendário Anual de Eventos. Ainda foi promovida a valorização das Águas Doces com Rios e Lagos, como outra versão do Litoral Paranaense e a criação do Projeto Monge João Maria numa abrangência de 45 municípios de diversas regiões do Paraná. A reorganização do Cepatur – Conselho Paranaense do Turismo, foi realizada já prevendo o seu cinquentenário em 2019.
Segundo Douglas Fabrício, os trabalhos foram realizados com o envolvimento dos municípios, obtendo resultados, tanto imediatos, como a longo prazo. “É um trabalho constante. Foram realizadas alianças estratégicas e parcerias programáticas e com isso conseguimos, junto com a equipe, mudar a curva da Gestão Estadual do Turismo”, avalia Douglas Fabricio, ainda agradecendo a oportunidade que recebeu e a confiança do então governador Beto Richa e da atual governadora Cida Borguetti; apoio de lideranças do PPS, representados pelo presidente do partido e deputado federal Rubens Bueno e também da população em geral.