Pular para o conteúdo

Secretaria do Esporte e Turismo presta contas do Verão Paraná 2017 e já planeja 2018

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (10) a reunião de prestação de contas do Verão Paraná 2017. O encontro se deu no Paládio do Iguaçu, sede do governo estadual, e a intenção foi apresentar os resultados obtidos pela ação da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo durante a temporada e já dar início ao planejamento para o projeto a ser realizado em 2018.

 

A apresentação ficou a cargo da coordenadora do Verão Paraná, Márcia Simoni. Ela comandou, de 03 de janeiro a 06 de fevereiro de 2017, uma equipe com cerca de 70 profissionais – sendo 40 deles monitores, que formaram quatro equipes (duas em postos fixos e duas itinerantes) – que levou esporte, recreação e entretenimento às areias dos municípios do litoral. Foram 13 localidades visitadas entre Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, com mais de 172 mil atendimentos.

 

“O Verão 2017 foi um sucesso. Em parceria com entidades e prefeitos, o governador Beto Richa conseguiu integrar as secretarias de estado, cada uma atuando na sua área, para realizar um evento maravilhoso”, disse o secretário do esporte e turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, que completou: “Agora, estamos planejando como fazer em 2018, não apenas atendendo o litoral, mas também os municípios de Angra Doce; o entorno do Lago de Itaipu e a região de Porto Rico”.

 

Durante o Verão Paraná 2017, a cidade de Pontal do Paraná contou com a presença da equipe da SEET com um posto fixo, em Ipanema, além de outros 04 balneários visitados por equipe itinerante. Só em Ipanema, 62 mil pessoas foram atendidas com atividades ao longo do projeto. Fábio Ribas, secretário de esporte do município, disse que “a experiência foi fantástica, o que foi confirmado pela participação da comunidade, dos veranistas e do comércio local”.

 

Planejamento

Iniciar o planejamento já em maio visa chegar ao Verão Paraná 2018 de maneira sólida e bem arquitetada. Essa é a visão de Clésio Prado, presidente da Federação do Desporto Escolar do Paraná, uma das entidades que mais auxiliou na construção do projeto em 2017. “Realizar esta reunião com essa antecipação cria uma projeção mais do que positiva. Esse tempo de construção permitirá que a equipe de trabalho busque alternativas e viabilize o Verão com esforços conjuntos”.

 

Turismo

Levar o projeto a outras regiões do estado é uma das propostas para o Verão em 2018. “Esta gestão da SEET gerou a base para formularmos políticas públicas onde o esporte e o turismo são instrumentos de desenvolvimento regional. A secretaria resgatou o Verão Paraná”, celebrou o o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes.

 

Fator também comemorado pelo prefeito de Carlópolis, da região de Angra Doce, Hiroshi Kubo: “Nosso potencial turístico é grande e dependemos desse desenvolvimento por lá. Esse projeto da secretaria vai despertar a crença de que nós temos condições de desenvolver o turismo em nossa cidade de forma organizada”, comentou.

 

O Verão Paraná, uma realização do Governo do Paraná, contou com a participação de inúmeras secretarias e instituições em 2017. A SEET teve como parceiros  as três prefeituras do litoral, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, a éParaná, Detran, Copel Telecom, Sanepar, Fecomércio, Federação do Desporto Escolar do Paraná, Conselho Regional de Educação Física (CREF9/PR) e Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEG).

Outras notícias