O Secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício participou nesta quinta-feira, 29, em Maringá, do Fórum Interdisciplinar sobre a Educação no Estatuto da Pessoa com Deficiência. O evento integra um conjunto de ações para auxiliar as escolas na implantação da educação inclusiva, abordando três aspectos: o jurídico, o pedagógico e o médico.
O deputado estadual Douglas Fabrício foi um dos que abriram o fórum e destacou a importância do esporte na vida das pessoas com deficiência.
“No Paraná temos uma secretaria que organiza eventos esportivos e paradesportivo, que é a Secretaria do Esporte e Turismo (SEET). Hoje temos na secretaria o programa TOP. Este que é o maior programa de incentivo ao atleta no país, criado pelo governador Beto Richa, atende mais de 1600 atletas e paratletas, sendo um destes o Marcelo. O paratleta treina em Curitiba, na sede da SEET, e conquistou no RIO 2016 a medalha de prata na bocha paralímpica. Acredito que são pessoas como o Marcelo que servem de exemplo para mostrar a sua importância na sociedade atual”, destacou Douglas Fabrício.
Segundo Dâmares Ferreira, coordenadora do evento, os direitos das Pessoas com deficiência devem ser analisados muito bem antes de tomar qualquer decisão precipitada.
"A complexidade do problema demanda uma visão interdisciplinar para a melhor proteção do aluno com deficiência", finalizou ela.
Por fim, para o Presidente do SINEPE/NOPR, José Carlos Barbieri, o debate colabora com a formação dos profissionais que atuam na área educacional.
“Os profissionais precisam estar abertos ao diálogo e à formação contínua. Além disso, a família tem um papel fundamental para o êxito educacional da pessoa com deficiência”.
Além do Deputado Douglas Fabrício, estiveram presente no evento o presidente do SINEPE PR, José Carlos Barbieri, o Secretário para Assuntos Estratégicos do Paraná, Flávio Arns, o vice-prefeito de Maringá, Claudio Ferdinandi, a coordenadora do evento, Dra Dâmares Ferreira e diversos professores das redes públicas e particulares de ensino do Paraná interessados no assunto.