O deputado estadual e secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, participou nesta terça-feira (27), em Curitiba, do lançamento do Escola 1000. O programa foi anunciado pelo governador Beto Richa e vai destinar R$ 100 milhões para mil escolas da rede pública estadual providenciarem obras de melhorias, como reformas em quadras esportivas, banheiros, serviços de pintura, reparos nas redes elétrica e hidráulica, calçamento, troca de telhados e forros, entre outras. As obras foram definidas durante audiências públicas realizadas ao longo do mês de agosto.
O governador ressaltou que foram feitas audiências públicas em todas as regiões do Estado para que as chefias dos núcleos regionais, junto com os diretores de escolas, elegessem as mil escolas que mais precisavam de apoio imediato para fazer reforma e melhorar as condições de ensino. “Educação é nossa prioridade. Esse programa representa um grande avanço na democratização da gestão das escolas, pois envolve toda a comunidade escolar para decidir onde aplicar os recursos. Foi uma decisão muito democrática e transparente de toda a comunidade escolar”, disse Beto Richa.
Vinte e cinco escolas de 16 municípios vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão serão beneficiadas. “É um programa novo que incluiu escolas da região que indicamos para serem atendidas. Os recursos vão direto para a conta das escolas. Desta maneira poderão providenciar as obras que a comunidade indicou. Com esta medida, o governo demonstra grande esforço na área da educação”, afirma o deputado Douglas Fabrício.
A chefe do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, Rosimeire Aparecida Caires, disse que o programa vai beneficiar alunos e professores. “São demandas atendidas de quem convive o dia a dia das escolas. É um impulso que revitaliza estas escolas escolhidas pela comunidade e indicadas pelo núcleo”, diz.
O programa
O Escola 1.000 vem complementar os diversos investimentos feitos pelo Governo do Estado na área. No período de 2011 até este ano, já foram aplicados R$ 42 bilhões na educação. Esse montante é 23% superior ao aplicado de 2003 a 2010. A remuneração dos profissionais também evoluiu, com acréscimo de 82% nos últimos cinco anos.
Além do programa, o governo ainda aproveitou a ocasião para anunciar o pagamento das promoções e progressões dos servidores e a contratação de 300 professores remanescentes do concurso feito em 2013.