Pular para o conteúdo

Políticas públicas do esporte paranaense são debatidas nos JEPs

A 63ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, encerrada neste final de semana em Arapongas, teve atividades fora das quadras também. Com a finalidade de transformar o cenário esportivo paranaense, em médio e longo prazo, foi realizado, no Centro de Eventos do município, um encontro para apresentar estudo feito sobre a nova política pública do esporte. Com a participação do representante da equipe de assessoria de Ações Estratégicas da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET), Dilson Martins, coordenadores dos Núcleos Regionais da Educação e de professores, o encontro também abriu um diálogo para debater novos modelos e matrizes esportivas que possam ajudar na melhoria desse cenário.

“A ideia desse estudo que estamos apresentando hoje, inicialmente, é mostrar como, onde e porque as pessoas praticam esportes. Esse é o primeiro passo que estamos dando para efetivar uma política que propõe focar na humanização, universalização e desenvolvimento do esporte e da sociedade paranaense”, explicou Martins. 

Na oportunidade, os coordenadores responderam um questionário sobre a expectativa com relação ao esporte e em contrapartida tiveram a garantia de que esta proposta, à princípio somente debatida, seguirá para um plano de ações. “Por isso é tão importante que tenhamos esse embasamento em pesquisas que mostrem a dimensão do envolvimento da população na prática esportiva e o quanto ele movimenta a economia do Estado, por exemplo, nas cidades que sediam esses eventos. Somente com dados como esses é que conseguiremos nortear e unificar todos os grupos envolvidos como o esporte no Paraná, completou o representante da SEET.

A Secretaria do Esporte e do Turismo está envolvida em vários projetos. Entre eles estão os Jogos da Juventude, Jogos Abertos, Projeto Talento Olímpico, bem como os Jogos Escolares. Por isso, à pedido do secretário Douglas Fabrício, esse estudo foi iniciado com a finalidade de melhorar os investimentos para os projetos da secretaria e todo o contexto que envolve o esporte paranaense nos próximos anos.

Esse e vários outros encontros já planejados integram o plano de difusão da Política de Esportes do Paraná. Para essa ação a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo conta com o apoio da SANEPAR

Outras notícias