Pular para o conteúdo

Atleta do TOP 2016 bate recorde paranaense no lançamento do disco

Com marca de 54m no arremesso de disco, Vitor Gabriel Motin, de 15 anos, acaba de bater o recorde paranaense da categoria “Menor”, ou sub-18. O último recorde sub-18 no estado era de 52m, com disco de 1,5kg. O atleta do C.E. Abrahão Lincoln, de Colombo, também conseguiu 2ª colocação no ranking nacional na mesma categoria.

Ele conta que nos treinos consegue atingir a marca de 57m, e que pretende atingir a melhor distância da categoria do Brasil – de 60m – em pouco tempo. O treinador Sidmar Gielow, que trabalha com o atleta há cinco anos, diz que o nervosismo da competição atrapalha o desempenho, mas que cedo ou tarde ele vai chegar lá.

“A gente fica muito feliz. A gente vem trabalhando por essa marca desde o começo do ano, e ela poderia ter saído em abril”, relembra ele. Além do clima mas descontraído dos JEPs ajudarem na performance do atleta, o clima das Olimpíadas também tem ajudado. “Nós do atletismo nos inspiramos muito nas Olimpíadas. Mais ainda depois da vitória do Thiago Braz”, explica Sidmar. Vitor é descrito pelo professor como uma pessoa de garra e fibra, que “vai para cima quando necessário”.

Atleta TOP
Vitor é um dos Atletas do programa de Talento Olímpico do Paraná, um investimento do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, executado com o patrocínio direto da Copel.

Segundo o treinador, a bolsa ajuda com na compra de material de treino, academia, transporte, e até já pagou por uma ressonância que o atleta precisou fazer. “Com a bolsa eles podem dizer para a família: ‘consigo ter um ganho financeiro com esporte’ e ter o sonho de participar em nível nacional ou internacional”, avalia o professor.

Sidmar acredita que em 2020 ou 2024 o atleta possa chegar às Olimpíadas. “Se continuar treinando como está fazendo, com certeza vai chegar lá”.

O secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, também comemorou o resultado. “O TOP, programa criado em 2011 pelo governador Beto Richa, garante mais de 1.500 bolsas apenas para jovens atletas que estão nas escolas, na base, se desenvolvendo, além de bolsas também para atletas em outras fases da carreira, chegando a 1.600 beneficiados. Temos também 33 atletas bolsistas nas Olimpíadas e Paralimpíadas, mas é nos Jogos Escolares que promovemos a disciplina, socialização e saúde, por exemplo. Os atletas olímpicos inspiram, mas os escolares adquirem formação”, comentou.

Brasileiro e Sulamericano
Vitor ficou em 1º lugar e bateu seu próprio recorde nos Jogos Escolares da Juventude de 2015. Já no Sulamericano Escolar que aconteceu em Asunción (Paraguai) em 2015, ele também ficou em 1o lugar tanto na prova de arremesso de peso quanto de disco.

A fase final da 63º edição dos Jogos Escolares do Paraná é realizada pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo em parceria com o município de Arapongas.

Cobertura completa dos JEPs em www.jogosescolares.pr.gov.br

Saiba mais e confira todas as imagens em: facebook.com/jogosescolaresdoparana

Outras notícias