A curitibana Ágatha Bednarczuk conquistou medalha de prata na final do vôlei de praia nos Jogos Rio 2016. Ela e a parceira, a carioca Bárbara Seixas, enfrentaram a dupla Ludwig/Walkenhorst, da Alemanha. O jogo terminou 2 sets a 0, com parciais de 21×18 e 21×14.
"A confirmação de uma medalha olímpica na final do vôlei de praia demonstra a importância de apoiarmos os nossos talentos do esporte. Com essa conquista, a Ágatha coloca o Paraná em destaque nos Jogos Olímpicos do Rio e inspira os demais jovens a praticar a modalidade", comemorou o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício.
Criada em Paranaguá, onde tem um projeto social de vôlei, Ágatha é, junto com Bárbara, a atual campeã do circuito mundial, além de ter conquistado a Copa do Mundo 2015, realizada na Holanda. O resultado garantiu à dupla a vaga para a Olimpíada.
Ágatha é bolsista do Programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016 e faz parte de um total de 33 atletas e paratletas, em 19 diferentes modalidades, que se classificaram para os jogos no Rio de Janeiro. "A primeira medalha do TOP coroa este importante programa de incentivo do governo Beto Richa", comentou Fabrício.
Para chegar à final, as brasileiras precisaram vencer uma lenda do esporte, a americana Kerri Walsh, tricampeã olímpica, que jamais havia perdido sequer uma partida em Olimpíada – eram 26 jogos invicta, com apenas dois sets perdidos. Até o encontro com Ágatha e Bárbara.
Com a vitória da dupla brasileira, o Brasil foi para 3 ouros, 5 pratas e 4 bronzes no quadro de medalhas.