Pular para o conteúdo

Campeão mundial Chester Williams conhece projeto de rugby do Paraná

Atleta sul-africano que contribuiu com a unificação entre negros e brancos no governo Mandela participará do revezamento da tocha olímpica.

O campeão mundial de rugby pela África do Sul, Chester Williams, esteve na Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná nesta quarta-feira (13 de julho) para conhecer o projeto “Vivendo o Rugby” (VOR), implantado pelo Curitiba Rugby Clube em parceria com a SEET e a prefeitura de Curitiba. Vale mencionar que o consagrado jogador sul-africano contribuiu com a unificação entre negros e brancos no governo de Nelson Mandela em 1995. Na época, Williams era o único jogador negro da seleção e Mandela utilizou o time e a presença do jogador afrodescendente para unir a África do Sul e diminuir o racismo.

Chester foi recebido pelo Secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício, e o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Aluísio Dutra Júnior.

“É uma grata surpresa encontrar uma receptividade tão grande no Brasil. Estas crianças que estão praticando o rugby podem estar passando por uma infância semelhante a que tive, com muita dificuldade. Quando era criança meu país ainda era dividido entre brancos e negros. A África do Sul se tornou um país diferente. Mais unificado e com tolerância. Espero que os Jogos Olímpicos também unam o Brasil”, afirmou o atleta que participará da segunda etapa do revezamento da tocha no Paraná.

O secretário do Esporte e Turismo, deputado Douglas Fabricio, afirmou que é uma honra receber um atleta tão importante para o esporte e, principalmente, a história recente de um país. Ele afirmou que o avanço da prática do rugby em Curitiba é resultado de boas parcerias. 

“Temos vários projetos com a administração de Curitiba. Ainda neste ano promoveremos os Jogos da Juventude e o Parajaps. Já no rugby é importante citar o TOP (Talento Olímpico do Paraná) que conta com 17 bolsistas nesta modalidade e dois vão disputar estas Olímpiadas no Rio de Janeiro”. 

Os atletas olímpicos de rugby no TOP são Gustavo Albuquerque e Haline Scatrut.

Já o secretário municipal de esporte, Aluisio Dutra Júnior, aproveitou para dizer que admira a modalidade e que a prática na capital só avança. “Como ex-atleta do rugby é uma honra receber um campeão da África do Sul que é referência no esporte. O projeto que temos em Curitiba inicia as crianças no esporte sem que elas abandonem o estudo. O trabalho começou no governo do estado e depois com o governo municipal”, diz.

O projeto

O projeto foi adotado em 2005 e desenvolveu o esporte junto a escolas da rede pública de ensino. A proposta é de cunho educacional e tem como foco contribuir na formação de crianças de 11 a 16 anos por meio do rugby, esporte reconhecido pelos valores que agrega dentro e fora do campo.


Atualmente, 600 crianças e adolescentes de Curitiba e Região Metropolitana são atendidas pelo VOR, que foi reconhecido pela Federação Internacional de Rugby (World Rugby). Juntamente com a formação social, boa parte dos atletas juvenis do Curitiba Rugby é oriunda deste projeto, recebe bolsas-atleta estadual e nacional e pode cursar no ensino superior através de bolsas de estudos.

Outras notícias