Pular para o conteúdo

Paraná sediará Torneio Internacional Challenger de Tênis em agosto

Entre os dias 27 de agosto e 04 de setembro, Curitiba sediará o Torneio Internacional Challenger de Tênis – Aberto do Paraná no Graciosa Country Club, tradicional palco do tênis na capital. O lançamento do evento, que tem como principal patrocinadora a Copel Telecom, por meio da lei federal de incentivo ao esporte, foi realizado nesta terça-feira (14), em entrevista coletiva na sede do Graciosa. O torneio vai reunir tenistas classificados entre os 180 melhores do mundo e contará pontos para o ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

“O tênis envolve qualidade, técnica e velocidade, atributos presentes nos produtos e serviços de nossa empresa. É uma honra para a Copel Telecom colaborar para que esta renomada competição venha para o público paranaense”, afirmou Adir Hannouche, diretor da empresa.

Os torneios Challengers são o degrau de acesso dos tenistas iniciantes aos grandes campeonatos mundiais. Através desses torneios, os tenistas garantem pontuação suficiente para que possam disputar torneios ATP, Masters Series e Grand Slams. 

O Challenger Aberto do Paraná será disputado apenas no naipe masculino, em simples e duplas. O governador Beto Richa ressaltou que a competição coloca o Paraná no circuito mundial de tênis. “Sou um admirador, um aficionado e, quando posso, disputo partidas com o mesmo afinco que imprimimos em nossa administração em todas as modalidades esportivas, como superação e desenvolvimento pessoal e coletivo”, disse.

MOTIVAÇÃO – Vice-presidente da Federação Paranaense de Tênis, o deputado Reinhold Stephanes Jr também falou sobre o evento. “O Challenger reúne atletas de pelo menos 15 países, de ótimo nível. É um espetáculo, traz muita gente de fora, isso motiva nossas crianças, nossos atletas, e é muito bom para o Paraná”, comentou.

O presidente do Country, Glaucio Bley Filho, ressaltou que as 15 quadras do clube estão aptas a receber grandes partidas. Ele acredita que o torneio poderá ser um incentivo aos aspirantes a esportistas. “Temos uma equipe em formação de tenistas, uma equipe de jovens, crianças, e acho que um torneio desse padrão irá proporcionar muito mais interesse em outras crianças”, comentou. A entrada para assistir ao torneio será gratuita.

INCENTIVO – O representante da Kock Tavares, promotora do evento, Anderson Rubinatto, disse que a atenção que o Paraná dispensa ao tênis foi um dos motivos para trazer a competição para o Estado. “O Paraná é conhecido como apoiador dessa modalidade e tem sido muito ativo no fomento na prática do tênis. A parceria consolidada da Secretaria do Esporte e do Turismo com a Federação tem promovido a capacitação de professores de educação física para que ensinem às crianças a prática da modalidade, mas nós sabemos que os grandes eventos têm seu papel na consolidação de uma modalidade. Com a realização desse torneio, será possível a toda a comunidade vivenciar o ambiente de um torneio da série ATP”, comentou.

O secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, destacou a importância do evento para as duas áreas. “Esses atletas, dirigentes, técnicos, enfim, pessoas ligadas a esta modalidade se utilizarão de hotéis, restaurantes, de tudo o que a capital pode oferecer. A atividade turística gera muitos empregos, distribui renda em 52 áreas econômicas diferentes. Soma-se duas áreas para ajudar no desenvolvimento do Paraná”, afirmou. 

O secretário também lembrou que 29 bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016 são do tênis – 27 atletas e dois técnicos. Entre os atletas está Teliana Pereira, que no final de maio, disputou o torneio de Roland Garros, enfrentando a número um do mundo, Serena Williams, e que já tem vaga garantida nas Olimpíadas. “Nós já investimos R$ 20 milhões no programa, atingindo este ano 1,6 mil atletas, que somados aos anos anteriores, chegam a quase cinco mil atletas e técnicos beneficiados ”, disse. O TOP, criado em 2011 pelo governador Beto Richa, atende atletas e técnicos em diversas fases da carreira com bolsas de incentivo, com o patrocínio da Copel.

Outras notícias