Pular para o conteúdo

Municípios da RMC recebem academias ao ar livre

Seis municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) assinaram nesta quarta-feira (1º) convênios com a Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET) para a implantação de academias ao ar livre em suas cidades. Os recursos, liberados pelo Governo do Estado, foram obtidos por meio de emendas parlamentares propostas na Assembleia Legislativa. O deputado Francisco Bührer, de São José dos Pinhais, acompanhou os prefeitos da região. Ele é o autor das emendas que beneficiaram municípios da RMC.

Além de São José, também foram beneficiados Campo do Tenente, Fazenda Rio Grande, Piên, Quatro Barras e Mandirituba. As academias, avaliadas em aproximadamente R$ 25 mil cada uma, terão no mínimo 13 equipamentos para a prática de atividades físicas. “A implantação das academias, em mais esse investimento do Governo do Estado, foi possível graças à sensibilidade e comprometimento dos parlamentares que veem no esporte uma forma de investir no cidadão”, destacou o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício.

Assinaram os convênios os prefeitos Luiz Carlos Setim, de São José dos Pinhais, Marcio Wozniack, de Fazenda Rio Grande, Gilberto Dranka, de Piên, e Jorge Luiz Quege, de Campo do Tenente, além de representantes dos demais municípios.

“Você traz autoestima às pessoas. Depois que começa a praticar uma atividade física, a pessoa se sente renovada e com vontade de viver cada vez mais. A gente vê as pessoas que já utilizam esse equipamento e a gratidão de poder usar perto de suas casas”, lembrou o prefeito de Fazenda Rio Grande.

INVESTIMENTOS – O investimento em academias ao ar livre integra uma série de ações do Governo do Estado em 350 municípios, chegando a um montante de R$ 111 milhões. Na área do esporte, as ações preveem a construção de quase 300 academias ao ar livre, distribuição de materiais esportivos e construção de campos de futebol. 

“É uma interiorização de governo, uma demonstração do respeito e valorização aos municípios. Mais uma prova clara do bom momento que vive o Paraná, apesar da preocupante e aguda crise nacional, que derruba arrecadação dos municípios e estados. O Paraná está na contramão da crise.”, afirmou o governador Beto Richa, durante o anúncio, no mês passado, em Ponta Grossa. 

“É uma medida que está em sintonia com o programa ‘Paraná Mais Esporte’, que tem a função de envolver mais pessoas com o hábito do exercício físico. Entendemos que o esporte é uma atividade de extensão tanto da educação como da saúde. Além de disciplinar também previne, dando qualidade de vida”, concluiu o secretário Douglas Fabrício.

Outras notícias