Pular para o conteúdo

Segunda fase regional dos Jogos Escolares começa em 17 cidades

A 2ª fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) 2016 começa nesta sexta-feira à noite em 17 municípios. Eles completam os 32 núcleos que compõem a Fase Regional dos JEPs, etapa realizada após as classificatórias municipais e que seleciona as equipes que participarão da Fase Macrorregional.

Em Ampére, por exemplo, serão 2,4 mil pessoas envolvidas na competição. São atletas de 58 estabelecimentos de ensino regular e oito ACDs (atletas com deficiência) de 18 municípios da região sudoeste. Para o coordenador geral dos JEP´s na regional, Almir Hugo Lopes, toda estrutura está pronta para receber a competição. “Tivemos a confirmação das equipes, os espaços esportivos, alojamentos e refeitório estão organizados e nossa expetativa é de realizar mais uma grande fase regional em nosso Núcleo de Educação.”

Já em Guaratuba, alunos-atletas de 27 escolas de cinco municípios do litoral estarão disputando as modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa e xadrez no masculino e feminino nas divisões A (até 17 anos) e B (até 14). Os municípios integram a área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá.

Considerada uma das cidades mais aconchegantes da região lindeira ao Lago de Itaipu e com belas paisagens, Itaipulândia recebe em torno de 1000 atletas/estudantes representando 45 estabelecimentos de ensino de oito municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE). Segundo Raul Nunes Alves, coordenador de educação física do NRE de Foz do Iguaçu e dos JEPs, a expectativa é de uma competição tranquila por que a cidade veste a camisa para esse tipo de evento. “A cidade nos colocou toda uma estrutura à disposição e isso, somado aos nossos profissionais, só favorece a organização dos jogos”, disse o dirigente.

Já Floraí, do Núcleo Regional de Educação de Maringá, se preparou para receber o ´batalhão´ de atletas-estudantes e profissionais que são ligados aos JEPs. A etapa de Floraí vai contar com 206 equipes, e até o último dia de confrontos, serão 184 jogos. Segundo a organização, o evento vai receber 1.983 pessoas – 1.698 atletas, de 41 escolas e colégios do NRE de Maringá, e 285 dirigentes, além de 54 árbitros, responsáveis pela administração das partidas e provas dos JEPs.

NOVIDADE – O reinado do futsal como a modalidade com o maior número de equipes inscritas em uma edição dos Jogos Escolares do Paraná pode estar chegando ao final. As modalidades de atletismo e xadrez são as que têm o maior número de equipes inscritas para a disputa da fase regional de Cafelândia. São 55 equipes inscritas em cada uma das modalidades, enquanto o futsal teve 47 equipes inscritas. "É o reflexo de vários projetos que nossos professores realizam nas escolas. Os projetos especializados em treinamento esportivo em várias modalidades despertam as crianças para o esporte, para a atividade saudável e para o convívio em equipe", salientou o coordenador de Educação Física do Núcleo Regional de Educação, Rui Cocco.

O coorde
nador também ressalta o trabalho que é realizado pelos integrantes do paradesporto. "É um trabalh
o magnífico. Cascavel é um exemplo disso com o professor Victor e o pessoal da APAE e de outras instituições que estarão participando", salientou.

O pontapé inicial para a Fase Regional dos JEPs será, como de costume, a abertura, marcada para 19h30 desta sexta-feira, 27, nas regionais participantes. Em Santa Helena, a programação está acertada e segundo Rejane München, coordenadora regional dos Jogos, contará com atos tradicionais, como o desfile das delegações e pronunciamentos.

Para incrementar o espetáculo haverá apresentações do Departamento de Cultura de Santa Helena e para finalizar ocorrerá um duelo pelo futsal masculino A. A equipe anfitriã, Colégio São Roque, vai encarar o Colégio Senador Attílio Fontana, de Toledo. O jogo está marcado para iniciar às 20h30. “Vale a pena prestigiar não só a abertura, que é um ato muito bonito, mas também os jogos. As crianças e professores que não estarão em sala de aula podem vir e prestigiar o esporte, pois é também cultura e educação. As escolas paralisam as atividades normais para servirem de alojamento. É bom lembrar também que o município de Santa Helena fará um evento em paralelo com os Jogos Escolares, chamado Semana Integração Comunidade-Escola. As atividades terão cunho pedagógico e servirão como forma de reposição das aulas”, disse Rejane.

Para o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, os Jogos Escolares representam a força da iniciação esportiva no Estado. "Os Jogos Escolares são uma conquista de toda a sociedade paranaense, e revelam a atenção que o governador Beto Richa dispensa a esse setor, que contribui com muitos valores para a formação do cidadão, como disciplina e respeito ao próximo", comentou.

A programação completa dos JEPs você confere no site da competição (www.jogosescolares.pr.gov.br) e na fanpagewww.facebook.com/jogosescolares75anos.

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e Turismo em parceria com os municípios. 


Outras notícias