Matéria publicada dia 01 de outubro de 2015
O governador Beto Richa e o secretário do Esporte e do Turismo, deputado estadual Douglas Fabrício, lançaram nesta quarta-feira (30 de setembro) o programa “Paraná Mais Esporte”, com objetivo de envolver todos os municípios na elaboração de uma nova política estadual do esporte.
A solenidade aconteceu no Palácio Iguaçu e contou com a presença de prefeitos e lideranças municipais que compõem a regional de Curitiba, totalizando 29 municípios. Na ocasião, Beto Richa e Douglas Fabrício assinaram o termo de entrega de materiais esportivos.
O governador aproveitou para mencionar que vai ampliar os investimentos no esporte em 2016. “Este ano priorizamos o ajuste fiscal para enfrentar a grave crise nacional e proteger o estado. Infelizmente não pudemos investir no esporte como queríamos. Mas já estamos nos equilibrando e ano que vem um dos meus principais compromissos é o esporte. Teremos o maior investimento nesta área desde que comecei a governar. O esporte é importante para a formação física e mental. Aproveito para renovar meus compromissos parabenizando o secretário Douglas Fabrício pela condução que possibilitou grandes resultados já neste primeiro ano de sua gestão”, disse o governador.
O secretário Douglas Fabrício disse que o “Paraná Mais Esporte” iniciou a primeira etapa com a realização de encontros nas 13 regionais do esporte durante os meses de agosto e setembro, atingindo 332 municípios. Nos eventos, prefeitos, vereadores, gestores, professores de educação física, secretários de esporte e diretores puderam debater e expor demandas. Na segunda etapa, eles responderam um questionário para indicar ideias, ações, infraestrutura e particularidades com objetivo de demonstrar a realidade de cada município.
Novas rodadas
Agora, a partir de outubro inicia a terceira etapa com novos encontros nas regionais para a coleta dos questionários e distribuição de materiais esportivos de acordo com a necessidade de cada região. Em seguida, as ideias poderão ser utilizadas pela Secretaria do Esporte e do Turismo na nova política estadual do esporte.
“É a maneira adequada de fomentar o esporte sabendo o que cada cidade necessita. É um investimento importante do Governo Beto Richa para ampliar a prática esportiva e oferecer mais oportunidades para crianças e jovens. Ano que vem vamos ter Olimpíadas e as pessoas estarão mais envolvidas”, disse o secretário.
Os kits de materiais esportivos contêm bolas para prática de diversas modalidades, uniformes, redes, apitos para árbitros, cones e outros objetos necessários.
Lideranças regionais
Participaram da solenidade de lançamento do Paraná Mais Esporte o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, Diego Gurgacz; os prefeitos de Bocaiúva do Sul, Débora Fonseca; Almirante Tamandaré, Aldnei Siqueira; e de Balsa Nova, Luiz Cláudio Costa; e os deputados estaduais Francisco Buhrer e Guto Silva.
Presença de prefeitos
As ações do Paraná Mais Esporte buscam envolver todos os municípios do Estado. Para os prefeitos que participaram do lançamento do programa, essa é a oportunidade de promover mais atividades em suas cidades, envolvendo principalmente as crianças e jovens.
“Queremos ter bons cidadãos no futuro, e é através do esporte que vamos conseguir realmente conquistar isso para o nosso Estado”, afirmou o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wosniack. Ele contou que, pela primeira vez, uma equipe de Fazenda Rio Grande participou da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, com o apoio do Governo do Estado. O time de basquete não conquistou medalhas, mas uma das
atletas foi convocada para participar da Seleção Brasileira de Basquete.
Em Antonina, no Litoral do Estado, a prática esportiva também contribui para atrair mais turistas para a cidade. “Promovemos, recentemente, uma corrida de bicicletas que encheu a cidade de turistas. Antonina é uma cidade turística e histórica, e essas ações vão também agregar no turismo”, disse o prefeito João Ubirajara Lopes. Ele disse que o apoio do Estado vai permitir que Antonina continue investindo no setor.
O prefeito de Quitandinha, Márcio de Oliveira, afirmou que o programa dá condições para atender os atletas e estudantes do município. “É a oportunidade de dar melhor oportunidade para os nossos jovens e atletas”, disse. De acordo com o prefeito, o futebol é bastante praticado no município, mas a ideia é difundir outras modalidades entre os jovens, como o vôlei, basquete e handebol.
Com informações da Agência de Notícias