Pular para o conteúdo

Curitiba e Ponta Grossa sediam encontro de secretários municipais de Esporte nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (27) Curitiba e Ponta Grossa recebem prefeitos, secretários e diretores de Esporte dos municípios da região para debater com o secretário estadual do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, a nova política de esportes para o Paraná, que será adotada a partir de 2016. Os encontros irão se repetir em todas as 12 regionais da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET).

“Queremos que as pessoas envolvidas no esporte em todos os municípios do Estado construam conosco uma nova política esportiva”, diz o secretário. “Isso vem ao encontro da política de diálogo adotada pelo governador Beto Richa, de ouvir as pessoas para desempenhar melhor nosso trabalho”, comenta.

Em Curitiba, de acordo com o chefe do Escritório Regional, Leopoldo Vendrami, 34 dos 36 municípios da regional confirmaram presença no encontro, que será realizado no auditório da SEET, a partir das 9 horas da manhã. Pelo menos 58 representantes municipais, entre prefeitos e secretários, confirmaram participação. Ao final do encontro, quatro municípios que ainda não receberam a premiação pela participação na regional de Campo Largo dos Jogos Abertos do Paraná receberão os prêmios: Matinhos (vice-campeão no futebol e basquete masculino); Morretes (terceiro lugar no basquete masculino); Almirante Tamandaré (campeão na bocha); e Curitiba (vice na bocha).

À tarde, Ponta Grossa sedia o encontro regional, que deve reunir representantes de 27 municípios. O evento será às 14 horas na rua General Carneiro, 1.106, Centro, onde funciona a Secretaria do Trabalho.

Neste primeiro encontro, organizado pelos Escritórios Regionais do Esporte e do Turismo (Eret), os municípios foram convidados a discutir a melhor forma de implementar a nova política esportiva do Estado. Num segundo momento, a discussão ocorre nos próprios municípios e deve envolver toda a sociedade. “É importante que a população local, especialmente as pessoas mais ligadas à área, procure os gestores municipais do esporte para participar dos debates”, defende Douglas Fabrício. Para o secretário, o envolvimento de todos é fundamental para que a comunidade local contribua e referende as decisões finais de cada município. “Sempre digo que quem está próximo da população está mais longe do erro. Vamos ouvir todos os 399 municípios do Estado na construção da política estadual do esporte para os próximos anos”, conclui.

 Após as duas primeiras etapas – discussão regional e discussão municipal -, serão realizados seminários regionais para sistematizar as propostas que servirão de base para a nova política de esportes do Estado.

Confira as datas das discussões regionais

27/8 – Curitiba (manhã)

27/8 – Ponta Grossa (tarde)

28/8 – Londrina (manhã)

28/8 – Cornélio Procópio (tarde)

3/9 – Pato Branco (tarde)

4/9 – Ivaiporã (manhã)

4/9 – Campo Mourão (tarde)

10/9 – Cascavel (manhã)

10/9 – Toledo (tarde)

11/9 – Umuarama (manhã)

11/9 – Paranavaí (tarde)

17/9 – Maringá (tarde)

(*) Guarapuava com data ainda indefinida

Outras notícias