O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) vai aproveitar a visita do vice-governador, Flávio Arns a Campo Mourão, para reforçar uma solicitação feita em junho à Secretaria Estadual da Educação para liberar o plantio de transgênicos no Colégio Agrícola. Na gestão anterior, o então governador Requião proibiu o plantio e essa norma continua em vigor.
O pedido de apoio ao deputado foi feito pelo vereador Pedro Nespolo e pela direção do colégio. “Chega ser um contrasenso, com o avanço da biotecnologia, uma escola que forma alunos na área agrícola não poder trabalhar com esses experimentos”, justifica o deputado, ao lembrar que a lei regulamentadora da pesquisa e comercialização de transgênicos está em vigor no país desde 2005.
No documento enviado ao deputado, a direção do colégio destaca que a liberação do plantio de transgênicos, além de oportunizar o estudo e a pequisa, também resolverá o problema de alta infestação de plantas daninhas e diminuirá o custo de produção, especialmente de soja e milho.
REFORMAS – O deputado também vai reforçar o pedido para que o Estado agilize a liberação das reformas do Colégio Agrícola, que no atual governo foi cedido à Secretaria da Educação para ser administrado pelo Núcleo Regional de Ensino.
O investimento previsto no projeto é de R$ 1,8 milhão e contempla uma reforma completa, com construção de novas salas de aula, biblioteca, setor administrativo, banheiros e laboratórios. O Colégio Agrícola atende mais de 200 alunos em tempo integral, inclusive em sistema de internato.