O governador Beto Richa ampliou o alcance do programa “Luz Franterna” – que isenta do pagamento pelo fornecimento de energia elétrica as famílias de baixa renda – ao elevar o limite do consumo mensal das famílias beneficiadas de 100 quilowatt-hora (kWh) para 120 (kWh). A sanção atende uma antiga reivindicação do deputado estadual Douglas Fabrício que, em setembro de 2012, propôs a elevação do consumo máximo para beneficiar mais famílias.
Na época, o deputado destacou a redução da tarifa, pelo governo federal, em 16% para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias. O pedido também salientava que a isenção de pagamento de serviços essenciais representa aumento no poder aquisitivo das famílias mais humildes do Estado.
“Além disso, a estabilidade econômica e as isenções de impostos, pelo governo federal, para favorecer o consumo e a compra da chamada “linha branca” – composta por eletrodomésticos como geladeiras e refrigeradores – também elevaram, em efeito cascata, o consumo residencial das famílias de baixa renda”, afirmou. No ano passado, 160 mil famílias, em média, foram atendidas a cada mês pelo programa. Com a medida, o Governo do Estado vai assumir a conta de energia de 220 mil famílias paranaenses.
Rodrigo Morosini – Assessoria de Imprensa – Deputado Estadual Douglas Fabrício