Pular para o conteúdo

Assembleia aprova lei que torna Caminhos de Peabiru Patrimônio Turístico e Histórico

 

Curitiba 03/04/12 – A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação nesta quarta-feira (03), o projeto de lei do deputado estadual Douglas Fabrício que institui as rotas dos Caminhos de Peabiru como Patrimônio Turístico e Histórico do Paraná.

 

O projeto pretende estimular o resgate e o mapeamento da trilha que chegou a ter mais de 3 mil quilômetros e por onde passaram, além dos índios guaranis e jês-itararês no período pré-hispânico, os conquistadores espanhóis, os jesuítas, os bandeirantes paulistas e os pioneiros do século XIX.

 

“Os espanhóis e franceses souberam destacar as riquezas mística e histórica do Caminho de Santiago de Compostela por meio de uma bem montada estrutura de empreendimentos ligados à peregrinação. Acredito que também podemos resgatar e difundir esse patrimônio cultural”, justifica o parlamentar no projeto ao destacar que ainda há vestígios evidentes do caminho em Pitanga, Bourbônia “e muito provavelmente em outros municípios da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam)”.

 

Foto: Sandro Nascimento (Divulgação/Alep) 

Outras notícias