Mais um pedido do deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) em favor dos municípios da Comcam será atendido pelo governo do Estado. Na próxima segunda-feira (12), será lançado em Curitiba o programa Patrulha do Campo, com a assinatura de convênio que vai garantir uma patrulha rural destinada a atender exclusivamente os municípios da região da Comcam. No total, serão liberadas 30 patrulhas em todo o Estado.
A informação foi confirmada ao deputado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), Silvestre Dimas Staniszewski. O convênio será assinado com o Consórcio de Desenvolvimento da Comcam (Condescom), que formalizou o pedido ao deputado em abril do ano passado. “Meu pedido é que sejam destinadas quatro patrulhas para a Comcam. Nesse primeiro momento seremos atendidos por uma, mas já temos o compromisso do governo de ampliar isso o mais breve possível”, disse o deputado.
Conforme explicou o presidente da Codapar, o Estado paga a locação das máquinas, coordena os serviços, elabora e fiscaliza o projeto e as prefeituras disponibilizam os operadores e motoristas de veículos pesados, assim como fornecem o combustível para a patrulha. Também caberá ao consórcio definir a prioridade dos serviços.
Cada unidade contará com cinco caminhões, um trator esteira, uma motoniveladora, uma pá-carregadeira, uma escavadeira hidráulica, um rolo-compactador, um caminhão-tanque de 5 mil litros e uma camionete para o gerenciamento da patrulha. Além das obras, a Codapar vai treinar os próprios operadores de máquinas e demais operários a dar a manutenção necessária nos trechos readequados pelas patrulhas. “Com essas adequações e uma manutenção e conservação permanente esses trechos terão vida útil bem superior a 10 anos até que se faça uma nova adequação”, explica o diretor da Codapar.
Para o deputado Douglas, a confirmação do envio da patrulha reafirma o seu compromisso e do governo estadual com os produtores rurais da Comcam. “Essa é uma reivindicação dos agricultores que abraçamos junto com a Comcam quando foi lançada a ideia de criar o consórcio. Esses serviços vão garantir melhores condições de escoamento da produção que é uma das maiores necessidades de nossos produtores rurais”, destaca o parlamentar. A previsão é que as obras sejam iniciadas nos primeiros meses de 2013.