O efetivo da policias militar e civil de Guaraniaçu, no oeste do Paraná, será reforçado nos próximos dias. A falta de policiais na cidade foi discutida nesta quinta-feira (30), durante audiência organizada pelo deputado estadual Douglas.
Além do vice-prefeito Elói Cassol, participaram do encontro o juiz André Oliveira Padilha, o promotor Alfredo Scherem Neto, vereadores, representantes da Associação Comercial e das igrejas católica e evangélica.
Segundo o juiz, Guaraniaçu tem cerca de 15 mil habitantes e uma área territorial maior que a de Curitiba. Mas hoje a cidade conta apenas um policial civil e dois militares. E o delegado da cidade se licenciou para concorrer a uma vaga de vereador em Terra Roxa.
"Três dos cinco PMs que atuavam em Guaraniaçu foram transferidos para os destacamentos da PM em Diamante do Sul e Campo Bonito, que foram criados recentemente. E agora não temos efetivo suficiente para fazer as rondas”, disse.
Ele também afirmou alguns presos em flagrante estão sendo libertados porque há excesso de prazo na elaboração dos processos. A secretaria de Segurança Pública estuda a possibilidade de transferir, em caráter emergencial, policiais de Cascavel para Guaraniaçu.
“Conversamos com o secretário e ele assumiu o compromisso de aumentar o número de policiais na cidade. A falta de efetivo no Paraná é uma herança do governo anterior que o governador Beto Richa está tentando solucionar”, disse o deputado Douglas Fabrício.