Os deputados Rubens Bueno (federal) e Douglas Fabrício (estadual) apresentaram nesta terça-feira (31 de julho) uma proposta de elaboração do Projeto Regional de Desenvolvimento de Campo Mourão para o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Cezar Silvestri. Segundo Rubens, indicadores demonstram que a região tem necessidade de alavancar o desenvolvimento.
“Contamos com o apoio da Comcam para realizar o projeto. Nossa intenção é envolver o mundo acadêmico e o setor produtivo. A região precisa de um projeto de qualidade para se integrar”, disse o deputado. O parlamentar afirmou ainda que a proposta será viabilizada por meio de convênio entre o estado e a Fecilcam.
Também presente no encontro, o presidente da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e prefeito de Ubiratã, Fábio Dalécio, disse que a principal intenção do projeto é a união de todos os municípios da região. “A UEM (Universidade Estadual de Maringá) e o IPARDES já estão fornecendo suporte. Os municípios da região não podem continuar se distanciando de Campo Mourão. A proposta é essencial para ocorrer a integração”, afirmou.
Ao receber a demanda apresentada pelos parlamentares, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, declarou que existe grande interesse para viabilizar o projeto. Ele também afirmou que está em andamento uma proposta elaborada pela ONU. “É um projeto na linha das Cidades Sustentáveis. Vamos começar o trabalho por algumas regiões e Campo Mourão faz parte. A secretaria já realizou reunião com acadêmicos e o setor industrial. Nossa intenção é envolver toda a sociedade e levantar todos os dados”, disse.
Silvestri ainda declarou que a secretaria vai promover seminário sobre o assunto com a participação do Ministério da Integração