Pular para o conteúdo

Projeto prevê maior fiscalização dos fios e cabos nos postes de energia

É comum ver nos postes de luz um emaranhado de fios e cabos, muitas vezes instalados de maneira desorganizada e alguns já sem utilidade e abandonados, gerando uma fiação desnecessária e perigosa.

Essas ligações colocam em risco a população, pois podem causar acidentes, principalmente em caso de ruptura acidental.

Em caso de ligações fora dos padrões, as concessionárias de energia têm o dever de informar as empresas donas desta fiação para que seja feita a instalação correta. Essa atitude pode evitar acidentes além de contribuir para a diminuição da poluição visual.

Este é o objetivo do projeto de lei 33/2024 que o deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná, que prevê instituir a política estadual de redução de poluição visual e garantir a prevenção de acidentes causados por cabos e fios de telecomunicações instalados fora do padrão estabelecido nos postes de energia elétrica.

Assim, as concessionárias de energia elétrica têm o dever de fiscalizar se cabos e fios de telecomunicações compartilhadas nas redes de distribuição estão instalados dentro das normas técnicas vigentes.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *