Pular para o conteúdo

Sessão Solene celebra o centenário do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região

Por iniciativa do deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania) foi realizada na última segunda-feira (18/9) uma sessão especial para homenagear os 100 anos do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sincontiba).

Fundada em 1923, o Sicontiba foi pioneiro no sindicalismo brasileiro ao assinar com a FIEP o primeiro acordo coletivo de trabalho do país e foi precursor na ideia de um sindicato ter representante no Conselho Municipal de Contribuintes de Curitiba. Sempre trabalhando pela defesa e valorização da classe contábil.

É muito importante registrar aqui na Assembleia os 100 anos do Sincontiba. A contabilidade é uma profissão fundamental, seja para abrir ou fechar empresas, declaração de imposto de renda e tantas outras funções que são imprescindíveis para todos nós. Muito antes de se tornar sindicato, há 100 anos, começou como União dos Contabilistas do Paraná. Pode ir a qualquer cidade, da maior a menor, sempre haverá um contabilista atuando e acompanhando o dia a dia do comércio, da indústria, do setor de serviços, enfim, de todo setor econômico que gera emprego, que gera renda, distribui o dinheiro, que movimenta a economia do país, passa pelas mãos de um contabilista”, disse Douglas.

O atual presidente do Sindicato, Juarez Tadeu Morona, agradeceu a homenagem proposta pelo deputado. “Esta sessão solene representa o reconhecimento da sociedade pela nossa profissão. E ficamos felizes porque são 100 anos de muito trabalho na valorização do profissional contábil. Daqui para frente é dar continuidade, porque manter é mais difícil do que chegar e assim esperamos chegar a mais 100, 200 anos de atendimento por excelência”.

Representando todos os ex-presidentes do Sincontiba e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Narciso Doro Júnior declarou que “somos o terceiro sindicato mais antigo do país, fundado em 1923. E apesar de todas as dificuldades, permaneceu firme na defesa dos contabilistas e agora, em 19 de agosto próximo passado chegamos a estes 100 anos de história. É uma honra estar aqui na Assembleia recebendo esta homenagem do deputado Douglas Fabrício porque nós somos um sindicato que traz muito da história do sindicalismo no Brasil”.

Participaram da sessão solene o deputado Douglas Fabrício, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sincontiba), Juarez Tadeu Morona, o secretário de estado dos Esportes, Hélio Wirbiski, o presidente da Federação Paranaense dos Contabilistas (Fecopar), Paulino de Oliveira, o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone, o vice-presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Sebastião Mota, o ex-presidentes do Sincontiba e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Narciso Doro Júnior, a presidente da Academia de Ciências contábeis do Paraná (ACCPR), Nilva Amália Pasetto, o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Nelson Zafra e a diretora de eventos  do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, Simonne Vani Soares.

História

Antes mesmo da existência de legislação sindical e da criação oficial de Sindicatos no Brasil, os profissionais da contabilidade de Curitiba já viam a necessidade de se manterem unidos e organizados. Em agosto de 1923 foi criado o Grêmio dos Guarda-Livros do Paraná, que teve sua primeira reunião realizada nas dependências do antigo Britânia Esporte Clube. O nome não foi bem aceito pela categoria e em dezembro daquele ano foi trocado para União dos Guarda-Livros do Paraná. O primeiro presidente foi José Nogueira dos Santos. Em 1931, no governo Getúlio Vargas, foi criada a primeira legislação sindical do país e os primeiros sindicatos propriamente ditos e os contabilistas se enquadraram nas novas normas legais quando era presidente Avelino Lopes.

Em 1942 o nome mudou para Sindicato dos Contabilistas do Paraná e, com o crescimento das representações por todo o interior e abertura de novos sindicatos, em 1986, abrindo mão de parte da sua base territorial para fortalecer a classe contábil e contribuir para a criação de outras entidades, recebeu a denominação atual de Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – Sicontiba.

O Sicontiba foi pioneiro no sindicalismo brasileiro ao assinar com a FIEP o primeiro acordo coletivo de trabalho do país e foi precursor na ideia de um sindicato ter representante no Conselho Municipal de Contribuintes de Curitiba.

Outras notícias