Criada em 2007 a lei estadual 15.622 estabeleceu o dia 21 de abril como o Dia Estadual do Rio Ivaí. A lei, do deputado estadual Douglas Fabrício, destaca e chama a atenção da população sobre a importância deste importante rio paranaense que tem quase 700 quilômetros de extensão e passa por 51 municípios.
“O rio Ivaí é um dos maiores orgulhos dos paranaenses. Com 685 quilômetros de extensão ele é o maior rio vivo do Paraná, pelo fato de não ter barragens. São muitas belezas naturais, que precisamos continuar preservando, como o Salto da Ilha da Bananeira e a Corredeira de Ferro”, destacou o deputado.
A bacia do rio Ivaí compreende 105 municípios paranaenses, como Maringá, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí. O corredor do Ivaí abrange 51 municípios e 5 regiões turísticas.
Sobre o rio Ivaí
O rio Ivaí nasce no município de Prudentópolis, na região centro-sul do estado do Paraná, através da confluência das águas do rio dos Patos com o rio São João. Após percorrer vários municípios do estado, o rio Ivaí desagua em um braço do rio Paraná.
O rio Ivaí é um dos grandes rios paranaenses e sua principal característica é a cor das suas águas que na maior parte do ano é marrom ou vermelha. A confluência de suas águas com as do rio Paraná exibe o fenômeno de instabilidade hidrodinâmica com formação de vórtices semelhantes aos observados na junção dos rios Negro e Solimões, na formação do rio Amazonas, popularmente conhecido como o encontro das águas. Ao longo de 51 municípios, o Ivaí proporciona inúmeras áreas turísticas e de belezas naturais.