Pular para o conteúdo

8 de junho – Dia Estadual do Heavy Metal

Por iniciativa do deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania) o dia 8 de junho é o Dia Estadual do Heavy Metal no Paraná. A data é uma homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro, Andre Matos, que faleceu nesta data em 2019.

A ideia do projeto, que se tornou lei com o número 20.175, em 2020, veio de uma petição de fãs do cantor publicada na internet solicitando a homenagem em âmbito nacional com milhares de assinaturas. Segundo o deputado, a lei foi uma forma de reconhecer a carreira do André Matos, com fãs no Brasil e no exterior, principalmente na Europa e no Japão.

“O Andre foi pioneiro em misturar música clássica com o estilo do heavy metal e mais ritmos brasileiros. Sendo então, um dos responsáveis por colocar o Brasil no cenário do rock internacional. O Paraná reconhece esta importância e presta, então, sua devida homenagem”, destacou Douglas.

Para o vocalista da banda Rádio Radar, Vitor Martim, de Irati, a data é uma oportunidade de celebrar a música e movimentar as bandas no Paraná. “Agradeço ao deputado por eternizar este dia. Não só como recordação ao nosso Andre Matos, mas também como oportunidade de trazer eventos e criar festivais. Uma chance das bandas se apresentarem e celebrarem a vida com suas músicas”.  

Andre Matos

Além de cantor e compositor, Andre Coelho Matos, foi maestro e pianista. Em seu currículo constam também Regência Orquestral, Composição Musical, habilitação em Canto Lírico e habilitação em Piano Erudito.

Ficou mundialmente conhecido por seus trabalhos nas bandas Viper, Angra e Shaman, vendendo milhões de cópias e criando uma legião de fãs. Também atuou nos projetos Virgo e Symfonia, além da participação especial em bandas como Avantasia e Aina.

Outras notícias