No início do ano, foi anunciado pelo Governo do Estado a construção de uma unidade do Condomínio do Idoso, em Campo Mourão. A conquista é resultado da parceria entre o deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania), o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania), o prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania) e o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O projeto faz parte do programa Viver Mais Paraná e visa a construção de 40 casas adaptadas para os idosos em um condomínio horizontal fechado com sistema de segurança 24 horas. Os moradores poderão usufruir de diversas estruturas e equipamentos de uso comum, como academia ao ar livre, ambulatório, biblioteca, centro de convivência, piscina térmica, biblioteca, horta comunitária e quiosques de jogos.
O cadastro de interessados em obter uma moradia já pode ser feito no site da Cohapar no link: https://www.cohapar.pr.gov.br/Viver-Mais.
Os beneficiários pagam um aluguel inicialmente equivalente a 15% de um salário mínimo ao mês, com a opção de residirem no local pelo tempo que desejaram. Os valores arrecadados são reinvestidos na política habitacional do estado, inclusive com a construção de novos empreendimentos desta modalidade.




Projeto
O programa Viver Mais Paraná é uma modalidade do programa estadual de habitação voltada ao atendimento de idosos com a construção de condomínios residenciais fechados, onde os beneficiários podem desfrutar de um local adequado às suas necessidades e anseios. O objetivo é proporcionar aos moradores mais qualidade de vida, por meio do atendimento periódico nas áreas de saúde e assistência social, além do estímulo à prática coletiva de atividades físicas, culturais e de lazer.
Os moradores também receberão visitas periódicas de médicos, enfermeiros, educadores físicos e assistentes sociais do município. O acompanhamento é uma das contrapartidas da Prefeitura de Campo Mourão, que também realizou a doação da área onde o condomínio será construído.
“É uma espaço exclusivo para idosos, pessoas de muito valor e que já contribuíram para o desenvolvimento de Campo Mourão. Um local destinado a quem realmente necessita de um lar e merecem nosso respeito, carinho e apoio nesta fase da vida”, destacou Douglas Fabrício. “A estrutura vai contar com médicos, enfermeiros, academia ao ar livre, hidroginástica e salão para organizar festas. É um ambiente pensado para o idoso”, completou.
Para o governador, Ratinho Junior, “O Paraná e o Brasil estão envelhecendo, precisam se preparar para atender essa parcela numerosa da população. E o condomínio do idoso é isso: reunir em um único lugar serviços que possam ajudar os mais velhos a tocar a vida, com assistência, saúde, recreação e convivência entre si”.