O deputado estadual Douglas Fabrício participou de uma reunião nesta terça-feira (19/4) com as principais autoridades do Golf-7, esporte criado no Paraná, em 2005, adaptando o golfe para a prática de crianças e adolescente com necessidades especiais. A aceitação foi tão positiva, que hoje ele já é praticado por estudantes das escolas regular.
Com auxílio de Douglas Fabrício, foi possível a instalação da sede da Federação Paranaense de Golf-7 dentro da Paraná Esportes. “Douglas Fabrício nos ajudou muito ao providenciar uma sala para nossa sede. Assim, temos uma situação melhor para podermos atender as demandas deste esporte”, destacou o Presidente da Federação Paranaense de Golf-7, Valdir Bento de Carvalho.
Entre as reinvindicações repassadas ao deputado, estão a possibilidade da declaração de Utilidade Pública estadual do Golf-7 e o planejamento da instalação de campos de Golf-7 em municípios do Paraná.
Douglas Fabrício enalteceu o trabalho realizado tanto da federação e confederação no atendimento de crianças e jovens para a inclusão no esporte. “O Golf-7 é um exemplo de como o esporte pode e deve ajudar no desenvolvimento de jovens com necessidades especiais. O bom trabalho realizado por todos vocês é fundamental para que o esporte cresça ainda mais”, comentou.
Participaram da reunião, Valdir Bento de Carvalho (Presidente da Federação Paranaense de Golf-7), Fátima Alves Cruz (idealizadora do Golf-7), Sakae Tamura (Presidente da Confederação de Golf-7), Helio Wirbiski (Superintendente Geral do Esporte do Paraná) entre outras autoridades.
Golf-7
O Golf-7 é um esporte adaptado do golfe e genuinamente paranaense. Idealizado em 2005, pela professora Fátima Alves da Cruz, a modalidade foi criada com o objetivo de atender inicialmente os alunos que apresentavam Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Deficiência Intelectual (DI). Logo, o novo esporte recebeu a atenção da Federação Paranaense de Golf, que hoje é uma das parceiras do Projeto de Golfe Adaptado. “É um esporte muito bom para alunos mais comprometidos e que não conseguem praticar outras modalidades por alguma dificuldade que eles possam ter. O resultado é percebido no processo pedagógico”, destacou a professora Fátima.
Competições atuais:
– Parajaps Jogos Escolares do Paraná fase final;
– Olimpíadas das Apaes;
– Campeonato Paranaense de Golf-7;