Ao todo um montante de R$ 5 milhões serão investidos na aquisição de equipamentos de informática, sendo 500 notebooks e mil tablets para 63 escolas municipais e estaduais de Campo Mourão e Guarapuava. O programa Piá Conectado que vai beneficiar cerca de 27 mil estudantes sendo promovido pelo BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e apoio do Governo do Paraná. A apresentação do projeto de inclusão digital aconteceu no último dia 29, pela Secretaria de Esporte do Paraná (Seed-PR).
O deputado Douglas Fabrício é um dos incentivadores do projeto buscando parte dos recursos para Campo Mourão. Ele argumenta que os investimentos garantam tecnologia e modernização nos estabelecimentos educacionais, incentivando o aprendizado e melhorando a qualidade de ensino. “Será um grande apoio para estudantes e professores, que dependem de ferramentas tecnológicas de informática do dia-a-dia. Trata-se amplo projeto de inclusão digital devendo influenciar no engajamento dos estudantes”, salienta Douglas Fabrício, que ainda menciona a importância do apoio do deputado federal Rubens Bueno, bem como do prefeito Tauillo Tezelli para a garantia dos investimentos em Campo Mourão. Ele também lembra que o secretário de Estado da Educação, Renato Feder e o próprio governador Carlos Massa “Ratinho Júnior” foram decisivos no processo de contemplação de Campo Mourão.
Conforme o projeto, cerca de 3,6 mil professores das escolas contempladas receberão formação para o uso pedagógico das tecnologias digitais na educação, a partir de 3 de maio.
Serão 22 colégios e escolas contemplados em Campo Mourão
O projeto Piá Conectado contempla os Colégios Estaduais; Unidade Polo; Marechal Rondon; Ivone Castanharo; Darcy Costa; Doutor Osvaldo Cruz; Dom Bosco; Vinícius de Moraes; Antônio Teodoro de Oliveira; Novo Horizonte; Jaelson Biácio (Distrito de Piquirivaí) e Colégio Estadual Campo Mourão.
Também serão contempladas as Escolas Municipais, Bento Mussurunga; Ethanil Bento de Assis, Monteiro Lobato, Parigot de Souza; Paulo VI; Florestan Fernandes; Nicon Kopko, Urupês, Constantino Lisboa de Medeiros e Gurilândia.