Trabalhando em Campo Mourão nesta sexta-feira, 26, o deputado estadual Douglas Fabrício, participou de uma reunião virtual (internet) com o governador Carlos Massa “Ratinho Junior”, que alertou sobre o agravamento da pandemia Covid 19 “Coronavírus” nos últimos dias e anunciou novas medidas restritivas a fim de incentivar o distanciamento social. O Decreto Estadual que prevê as novas medidas, começa a vigorar neste sábado de 27 de fevereiro com prazo até o dia 8 de março.
Durante a reunião, o governador Ratinho Júnior declarou que o Paraná vem contando com um aumento expressivo do número de infectados e que as medidas mais rígidas visam evitar o colapso do sistema considerando a ocupação quase que total dos leitos para tratamento da Covid 19. Ele ainda explicou que atualmente o maior problema é o quadro de profissionais de saúde que se encontra todo comprometido com o grande número de pacientes. Segundo Ratinho, as medidas são enérgicas mas são necessárias em função do atual quadro da pandemia.
Para Douglas Fabrício, que vem participando de uma série de ações de combate ao “Coronavírus”, desde o início da pandemia, as medidas são essenciais. Ele lembra do trabalho que vem sendo feito na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, desde a garantia de recursos para ações do Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde em ações de prevenção e tratamento da doença.
De acordo com Douglas Fabrício, foram vários projetos, além de ações para a garantir a melhoria dos atendimentos nas Santas Casas de Goioerê e Campo Mourão, onde foram instalados e credenciados novos leitos de UTI. “Muito vem sendo feito, mas o que precisamos é a ajuda da população. A conscientização e o distanciamento social, bem como demais cuidados como a utilização de álcool devem ser intensificados. É algo muito sério, é a vida das pessoas que está em jogo, das famílias do Paraná”, alerta Douglas Fabrício, que manifestou todo o apoio as novas medidas tomadas pelo Governo do Estado.
Principais medidas restritivas – Suspensão do funcionamento das serviços e atividades não essenciais; proibição de circulação em espaços e vias públicas das 20 às 05 horas; proibição de comercialização e consumo de bebidas alcóolicas em espaço de uso público ou coletivo das 20 às 05 horas, suspensão das aulas e adequação do expediente dos trabalhadores. As atividades religiosas serão permitidas com atendimento individual ou mobilizações virtuais (on-line).