Pular para o conteúdo

fevereiro 8, 2021

Secretária de Esporte de Toledo em audiência com deputado Douglas Fabrício

A secretária de Esporte de Toledo, Marli Gonçalves Costa, e o diretor de rendimento da pasta, Júnior Gimenez, realizaram uma audiência nesta segunda-feira (08 de fevereiro) com o deputado estadual Douglas Fabrício (CIDADANIA).

Na ocasião, as lideranças políticas de Toledo apresentaram reivindicações do município ao parlamentar, que já comandou a Secretaria de Esporte e Turismo do Estado.

“Já conhecemos a política pública para o esporte do estado e queremos apresentar nossas demandas para desenvolver mais a atividade em Toledo. Destacamos o projeto da Geração Olímpica, que apoia atletas de rendimento e em formação de todo o Paraná”, disse a secretária.

O deputado Douglas Fabrício aproveitou a reunião para falar sobre a importância das parcerias entre o município e o estado. “Toledo é um município preocupado com o esporte. Por meio de nosso trabalho em conjunto, podemos colocar em ação políticas públicas que dinamizam a prática. O esporte traz benefícios para as áreas da saúde, segurança e educação”, disse o parlamentar.

Douglas Fabrício recebe secretária de Cultura de Toledo

Deputado tomou conhecimento das demandas do município

O deputado estadual Douglas Fabricio (CIDADANIA) recebeu na Assembleia Legislativa do Paraná a secretária de cultura de Toledo, Rosselane Giordani, e o coordenador de eventos culturais do município, Douglas Eduardo Gonçalves.

Na ocasião, eles apresentaram demandas da pasta, como a modernização do teatro do município, da Casa da Cultura e citaram eventos culturais importantes para a região como a Virada Cultural e a Semana Farroupilha.

A secretária trouxe ao deputado Douglas uma carta de reivindicações de artistas de 15 municípios da região. Em posse do documento, o parlamentar encaminhará as solicitações ao Governo do Estado.

“Viemos apresentar nossas demandas da área da cultura, que envolve muitos artistas em nossa região. Também queremos conversar sobre a Lei Aldir Blanc, que se tornou muito importante para apoiar nossa cultura”, afirmou a secretária de Toledo.

Para o deputado Douglas Fabrício, a parceria entre Toledo e o Governo do Estado vai impulsionar ainda mais a cultura do município.

“Vamos levar todas essas reivindicações ao Governo do Paraná. Toledo tem uma cultura muito rica e necessita de apoio. Em sintonia com o município, trabalhamos em parceria”, disse Douglas Fabrício.

 

Douglas Fabrício destaca necessidade de apoio aos pacientes com AME (Atrofia Muscular Espinhal)

 

O deputado estadual Douglas Fabrício (CIDADANIA) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (08 de fevereiro) para se pronunciar a respeito da grave doença Atrofia Muscular Espinhal (AME). O parlamentar conheceu a moradora de Engenheiro Beltrão, Najara Naiane, que apresentou o caso do Vinicius de Brito, criança portadora do AME.

Segundo o deputado estadual, o acesso ao medicamento é difícil e caro e o tratamento necessita do trabalho de vários especialistas.

“O remédio custa R$ 12 milhões e o Vinicius também precisa de tratamento. Temos algumas crianças no Paraná com esta enfermidade. Em São Paulo e Brasília a justiça já deu liminar para os pacientes receberem o remédio. Aqui no Paraná negaram. Nenhuma criança recebeu esse medicamento. Temos que mudar isso”.

O deputado Douglas argumenta que Najara apresentou uma carta solicitando que o Paraná providencie profissionais para tratar a AME e que os pacientes recebam o remédio.

“Ao tomar conhecimento já manifestamos aos deputados estaduais e federais do Paraná a necessidade de os pacientes terem acesso ao tratamento e ao remédio. O AME é uma doença rara que afeta um em cada onze mil nascimentos. Vamos trabalhar politicamente para garantir essa assistência”, disse o deputado Douglas.

O AME

A atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença neuromuscular caracterizada por degeneração e perda de neurônios motores da medula espinhal e do tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular progressiva e atrofia. A AME é a segunda doença recessiva letal mais comum em caucasianos (pessoas de pele branca com origem europeia), com uma incidência estimada de um em 10 mil nascidos vivos.

A AME é uma doença genética e hereditária, causada por mutações no gene SMN1. Aproximadamente 95% dos indivíduos afetados apresentam a deleção de ambas as cópias do gene (uma cópia transmitida pela mãe e a outra pelo pai).