Douglas Fabrício destaca criação da Força Estadual de Saúde
O deputado estadual Douglas Fabricio (CIDADANIA) destacou aprovação, em primeira discussão, nesta segunda-feira (18 de maio) de projeto na Assembleia Legislativa do Paraná, que institui a Força Estadual da Saúde do Paraná
De autoria de diversos deputados, a proposta garante um cadastro estadual de colaboradores da área da saúde sob supervisão da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que deverá compor a Força Estadual de Saúde.
Vale destacar que a equipe de atendimento à calamidade pública, epidemias e pandemias será formada mediante voluntariado ou contrapartida pecuniária a ser definida pelo Poder Executivo. O objetivo é dar suporte aos municípios do estado.
“É um projeto que tem autoria do deputado Michele Caputo, nossa coautoria e de diversos deputados estaduais, demonstrando grande importância para este momento. Ele dispõe sobre a força estadual da saúde no Paraná. Uma política pública do estado para situação de emergências e calamidade. Com apoio técnico dos municípios será formado um cadastro de colaboradores da Saúde, com livre adesão e composto por profissionais, que poderão ser acionados para atuar em situações específicas. O governo deverá regulamentar o projeto e vamos aprovar . É mais uma iniciativa para ajudar a saúde do estado do Paraná e de grande importância neste momento de dificuldade de pandemia”, afirma Douglas.
Voluntários
Poderão atuar na Força de Saúde servidores ou funcionários de hospitais sob a gestão estadual e hospitais universitários estaduais; servidores ou funcionários da Secretaria de Estado da Saúde e entidades vinculadas; profissionais de saúde contratados temporariamente por excepcional interesse público; servidores federais, estaduais ou municipais vinculados ao Sistema Único de Saúde; profissionais dos estabelecimentos de saúde integrados ao Programa de Apoio aos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Paraná; voluntários com formação na área de saúde e em formação de cursos superiores e técnicos na área de saúde.