Pular para o conteúdo

janeiro 23, 2020

Campo Mourão terá condomínio para idosos com diversas opções de lazer

O município de Campo Mourão será contemplado pelo programa Habita PR na modalidade VIVER MAIS, de iniciativa do Governo Estadual. O deputado estadual Douglas Fabrício e o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, estiveram em Curitiba nesta quinta-feira (23 de janeiro) para firmar a parceria.

Gerido pela Cohapar, o programa vai oferecer empreendimentos habitacionais para pessoas com idade superior a 60 anos, onde os beneficiários poderão desfrutar de uma vida alegre, saudável, por meio da prática coletiva de atividades físicas, culturais e de lazer.

A obra do empreendimento será realizada por empresa contratada pela Cohapar, por meio de procedimento licitatório específico e com recursos do tesouro estadual, em área doada pelo município.

Segundo o deputado estadual Douglas Fabrício, “o programa do governo será de grande importância para fornecer moradia digna às pessoas da melhor idade e com mais opções de convivência”.

“Nossa parceria com o governador Ratinho Júnior vai garantir mais qualidade de vida para as pessoas idosas”, complementa o parlamentar.

O prefeito Tauillo Tezelli argumenta que as contrapartidas do município são “a doação do terreno e o acompanhamento social na área da saúde, por exemplo,”.

O projeto Viver Mais

A modalidade Viver Mais do Habita PR vai proporcionar vilas para idosos em formato de condomínios fechados horizontais; Unidades habitacionais adaptadas, composta por um dormitório, sala, banheiro, cozinha e varanda; Infraestrutura de lazer completa, com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e atividades, pista de caminhada e quiosques próprios para a prática de jogos de tabuleiro e carteado e piscina para prática de hidroginástica; Moradia e espaços comuns adaptados às necessidades físicas dos residentes, o que implica em itens de acessibilidade tais como portas largas, barras de apoio, áreas com fácil acesso para quem tem dificuldades de locomoção, ventilação cruzada e adequação dos pisos; Ambulatório para atendimentos médicos básicos aos residentes; Guarita e sala de administração; Sistemas de geração de energia solar, captação de águas das chuvas e implantação de poço artesiano, quando verificada a viabilidade. A estrutura de cada empreendimento pode variar de acordo com características regionais, técnicas e de disponibilidade de recursos financeiros.