Pular para o conteúdo

novembro 20, 2019

Douglas Fabricio recebe estudantes selecionados no programa Geração Atitude

O deputado estadual Douglas Fabricio (CIDADANIA) recebeu nesta terça-feira (19 de novembro) a professora de Mamborê, Edna Hofstatter, e os alunos Adaildo Augusto Okopnick e Erica de Oliveira Machado, que estavam acompanhados do ex-prefeito do município, Nei Calori.

A professora e os estudantes estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná para participar da 5ª Edição do projeto Geração Atitude com projetos de lei em uma sessão plenária que simulou um dia de vivência dos deputados estaduais. Eles foram selecionados em 34 propostas escolhidas.

Adaildo apresentou projeto que trata da inclusão de portadores de autismo e Erica expôs proposta a respeito da informatização em câmaras municipais.

“É muito importante receber estudantes tão jovens que já apresentam vivência na política. Muitos adultos não têm a experiência e o conhecimento deles. São lideranças que despontam”, afirma o deputado Douglas Fabrício.

A estudante Erica Machado, de 16 anos de idade, argumentou que sempre que pode assiste as sessões plenárias na Câmara Municipal de Mamborê e que deseja se graduar em Direito. “Gosto de acompanhar o trabalho dos vereadores e o que acontece na política”, disse.

O estudante Adaildo utilizou a tribuna da Alep para destacar a importância do Geração Atitude e revelou que deseja se tornar médico.

A professora Edna falou sobre a satisfação da escola em que atua ter dois projetos selecionados entre os 34 de todo o Paraná. “São estudantes que começam a se qualificar desde cedo e que têm a oportunidade de passar por uma importante experiência”.

O projeto

O “Geração Atitude” foi formalizado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude vinculada ao Governo do Paraná.

O programa estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Compreendendo melhor todos esses assuntos os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.