Pular para o conteúdo

julho 26, 2019

REVITALIZAÇÃO: Araruna reinaugura Centro de Saúde 24 Horas

Depois de um abrangente trabalho de revitalização, o Centro de Saúde 24 Horas de Araruna foi reinaugurado na tarde desta sexta-feira, 26. A reestruturação contou com adequações, melhorias de acessibilidade e reforma geral, com revisões elétricas e hidráulicas, pintura geral, além modernização e informatização. Ao todo foram investidos R$ 151.377,50, recursos do Município de Araruna, através da Secretaria Municipal de Saúde. A solenidade de entrega da Unidade completamente restruturada contou com as presenças do prefeito Leandro Oliveira e dos deputados Douglas Fabrício (Estadual) e Rubens Bueno (Federal), bem como vereadores, ex-prefeito Renato Toaldo e o chefe da Regional de Saúde, Eurivelton Siqueira.

Durante a solenidade, o prefeito Leandro Oliveira, falou do trabalho da administração municipal em todos os setores, argumentando que a melhoria dos atendimentos de saúde é um compromisso de constante realização. Ele falou dos investimentos do município e agradeceu o apoio dos governos Estadual e Federal, através dos respectivos deputados Douglas Fabrício e Rubens Bueno.

Por sua vez, o deputado Douglas Fabrício relacionou as ações realizadas nos setor de saúde em nível regional, lembrando que nos últimos anos foram muitos investimentos, com ênfase ao fortalecimento do Hospital Santa Casa, que atende toda a região. Já o deputado Rubens Bueno, reiterou a sua parceria de apoio ao município de Araruna. Ele destacou a importância dos investimentos para a qualidade dos serviços públicos de saúde e também falou sobre a conjuntura política nacional.

 

Deputados defendem a valorização e o incentivo ao esporte

Quanto mais investimentos são feitos nos esportes, mais evoluímos nas áreas da saúde, da educação e da segurança pública. Essa é a opinião do deputado Douglas Fabrício (PPS), presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que falou sobre o assunto ao fazer um balanço das atividades realizadas nos primeiros seis meses do ano e das expectativas positivas para o segundo semestre.

O deputado Douglas Fabrício, que já exerceu a função de secretário de Estado de Esporte e Turismo, entende que incentivar a prática esportiva é uma das principais atribuições da Comissão, paralelo às ações para a construção de políticas públicas. Isto porque a prática de uma modalidade esportiva faz bem para a saúde física, estimula o desenvolvimento das crianças, abre portas para jovens talentos e proporciona convívio social para os idosos. “A área do esporte é fundamental para a vida das pessoas de todas as idades, principalmente, crianças e jovens. Esporte é um instrumento do bem que melhora a educação, saúde, a segurança, a área de turismo, o convívio social e familiar”, afirmou o deputado no início de 2019, ao assumir a presidência da Comissão.

Ele lembrou ainda que a primeira reunião com os deputados membros da comissão aconteceu nas dependências da Esporte Paraná e contou com a participação de Hélio Renato Wirbinski, diretor-presidente da autarquia, que tratou da importância do desenvolvimento de políticas públicas que venham a fomentar o esporte no estado. Também foram apresentados os principais projetos e atividades desenvolvidos pelo Governo. Entre eles, os jogos oficiais, o programa Geração Olímpica (antigo Talento Olímpico do Paraná, que concede bolsas a atletas de alto rendimento), a reforma do Ginásio do Tarumã, e a Lei de Incentivo ao Esporte, regulamentada na gestão de Douglas Fabrício quando esteve à frente a Secretaria.

Por outro lado, os deputados membros da Comissão apresentaram demandas de municípios e regiões do estado, como reformas de quadras esportivas escolares, fizeram pedidos de material esportivo, de construção de arenas multiuso, além de manifestarem a intenção de diversas cidades para a realização de eventos.

Projetos – Inúmeros projetos foram analisados pela Comissão de Esportes da Alep durante este período. “A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte foi criada para a valorização dos atletas, principalmente amadores e crianças”, afirmou Douglas Fabrício em uma das reuniões do grupo de trabalho, quando foram discutidos e aprovados diversos projetos concedendo títulos de utilidade pública a entidades paranaenses. “Para que se possa captar recursos e participar do processo é preciso ter utilidade pública. Muitas entidades organizadas no interior estão trabalhando nisso, de forma voluntária”, explicou.

Desde o início do ano já receberam pareceres favoráveis da Comissão as proposições que contemplavam as seguintes entidades: Instituto de Esportes 01, de Londrina; Maestro Esporte Clube, de; Associação de Futebol Clube Real do Iguaçu, de Rio Bonito do Iguaçu; e ONG Esportiva Meninos das Cataratas, de Foz do Iguaçu. Foram ainda aprovados os títulos de utilidade pública à Associação Kumokagure Ryu Ninpo, de Umuarama; Associação Arena Futebol Clube, de Quedas do Iguaçu; e a Associação Desportiva de Ampére, do município de Ampere.

Numa outra reunião, realizada no mês de junho, os deputados da Comissão aprovaram a concessão de mais quatro títulos de utilidade pública a entidades ligadas a atividades esportivas. Durante os debates lembraram que com este documento, as organizações podem inscrever-se em editais e estarão aptas a obter recursos públicos. Ele significa também o reconhecimento do poder público de que as instituições, em consonância com o seu objetivo social, são sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à coletividade.

Veja a seguir quais são as entidades desses outros projetos de lei que tratam do assunto, que também receberam pareceres favoráveis no primeiro semestre: Associação Desportiva de Candói (Assode); Associação Curitiba de Vôlei de Praia (ACVP); Raquetes Salvam Vidas, com sede em Curitiba; Associação Um Chute para o Futuro, que tem sede no município de Foz do Iguaçu.

Paradesporto – A criação da Frente Parlamentar de Apoio e Defesa ao Paradesporto foi outro tema discutido e aprovado pelos deputados da Comissão de Esportes no primeiro semestre do ano. O objetivo desse movimento é a promoção e o desenvolvimento de ações que assegurem às pessoas com deficiência a prática de esportes. Segundo o deputado Douglas Fabrício (PPS), as pessoas com deficiência precisam de todo o apoio. Por isso, manifestou sua posição favorável à criação da Frente, por entender que terá um papel importante no fortalecimento e incentivo a prática de esportes pelos deficientes. “Quando era secretário de Estado tive a oportunidade de acompanhar a delegação paranaense que participou das Paralimpíadas (no Rio de Janeiro). Foi muito emocionante ver a luta desses atletas. Eles precisam de ações, de projetos que incentivem, que criem oportunidades para a prática de esportes”, complementou.

A constituição dessa nova Frente surgiu de uma proposta apresentada pelo deputado Subtenente Everton (PSL), que é vice-presidente da Comissão, e contou com o apoio de diversos outros parlamentares. Conforme Subtenente Everton, que vai coordenar a Frente, “há uma grande limitação de recursos para esse segmento. Esses atletas são praticamente invisíveis para a sociedade”, frisou. “Tanto que nem temos dados concretos sobre o número de atletas com deficiência”, complementou. “Vejo o esporte como uma grande ferramenta de transformação e inclusão social”, acrescentou. Ele citou dados do IBGE (Censo 2010), que mostram que, no Brasil, 23,9% da população declarou possuir pelo menos um tipo de deficiência. No estado do Paraná, com população aproximada de 11,3 milhões de habitantes, as pessoas com deficiência representam 21,8% da população total. “Nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps 2019), tivemos 1.132 atletas participantes, nas mais diversas modalidades”, destacou.

Composição – Integram a Comissão de Esportes, além de Douglas Fabrício e o Subtenente Everton (PSL), os deputados Alexandre Amaro (PRB), Boca Aberta Junior (PROS), Cristina Silvestri (PPS), Mabel Canto (PSC) e Paulo litro (PSDB).

Informações com Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná