Pular para o conteúdo

junho 4, 2018

Região de Campo Mourão: Douglas Fabrício reivindica elevação do Corpo de Bombeiros

Visando o fortalecimento da estrutura e apoio as ações do Corpo de Bombeiros em toda a região, o deputado estadual Douglas Fabrício está reivindicando junto ao Governo do Paraná (Polícia Militar), a elevação do Subgrupamento de Bombeiros de Campo Mourão para Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI). Com a elevação, o Corpo de Bombeiros obterá reforço de efetivo, ampliação de estrutura e autonomia garantindo mais agilidade e eficiência nos atendimentos a população regional.
A proposição apresentada para a governadora Cida Borguetti, considera que o Subgrupamento de Bombeiros, composto por efetivo de 39 bombeiros, distribuídos nos municípios de Campo Mourão, Goioerê, Roncador e Ubiratã, atende 24 municípios de toda a região da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), abrangendo cerca de 340 mil habitantes. Os trabalhos abrangem extensa malha viária; importante polo acadêmico estudantil; ainda contando com sede de empresas e indústrias de relevância para a economia paranaense.
De acordo com Douglas Fabrício, o Subgrupamento atende um elevado número de ocorrências e emergências em uma extensa área territorial, necessitando de reforço em efetivo, ampliação de sua estrutura administrativa e operacional, bem como maior autonomia de gestão dos serviços de bombeiros. Ele justifica que toda a população será beneficiada com um melhor trabalho na área de segurança.
“A elevação deverá garantir um atendimento mais rápido e eficiente, alcançando ainda uma maior capacidade, contribuindo assim para a segurança e qualidade de vida para a população”, argumenta Douglas Fabrício.
Apoios – A proposição de elevação do Subgrupamento de Bombeiros atende uma reivindicação da comunidade regional. A iniciativa conta com apoios, do município de Campo Mourão, através do prefeito Tauillo Tezelli; Comcam, através da presidente Ângela Kraus; Câmara de Vereadores de Campo Mourão, presidida pelo vereador Edson Battilani; Conseg (Conselho de Segurança), presidido por Andrey Legnani; Acicam – Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, presidida por Alcir Rodrigues da Silva e também do deputado federal Rubens Bueno.

Douglas Fabricio apresenta projeto que institui “Dia Estadual do Monge João Maria”

Proposta incentiva turismo religioso e ambiental

O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) apresentou projeto de lei que valoriza o turismo no estado do Paraná. Sua proposta institui o “Dia Estadual do Monge João Maria”, que será comemorado no dia 27 de março.
A data comemorativa tem um grande apelo religioso e envolve a fé popular. Vale recordar que o Monge João Maria adquiriu destaque ao percorrer o estado oferecendo palavras de fé e esperança e assistência espiritual e médica, com suas receitas de chás de ervas, a um povo humilde. O cultuado monge marcou presença na época da Revolução Federalista (1866 a 1908) e tem seguidores até hoje, principalmente na área rural.
“A criação de uma data, que comemora a passagem deste personagem místico no Paraná, atende um anseio de nossa população, especialmente a mais humilde, além de oportunizar ao nosso turismo a programação de eventos simultâneos em vários municípios”, argumenta o deputado estadual Douglas Fabrício.
Segundo o parlamentar, foi sugerido o dia 27 de março porque o assunto foi tratado pela primeira vez nesta data em evento público coordenado pela Paraná Turismo em 2015, com a participação de representantes dos Campos Gerais no município de Tibagi.
“Segundo os estudos desenvolvidos pela Paraná Turismo temos, até o momento, 49 municípios envolvidos com a história do monge João Maria”, diz Douglas.

Parque Estadual do Monge

Localizado na Lapa, a atração turística é uma unidade de conservação que tem como principal ponto a Gruta do Monge.
O parque possui uma área total de 371,6 hectares, englobando vegetação remanescente da mata atlântica, portanto, é considerado uma reserva de Patrimônio Natural de relevante valor biológico para a região. O parque tem vertentes e quedas d’água, além de uma fonte de água que foi considerada por muito tempo como milagrosa. Além de ser uma atração ecológica, é também uma importante atração do turismo religioso no Paraná.

Dentro da unidade de conservação está localizada a Gruta do Monge, local que concentra peregrinações religiosas promovidas por romeiros de várias partes do Brasil. A comunidade local também realiza diversos eventos religiosos durante o ano, como procissões.
João Maria viveu por muitos anos na região, onde estudou plantas, cuidou de enfermos, proferiu profecias e realizou orações. Foi ainda, segundo historiadores, personagem de destaque na Revolução Federalista.