Pular para o conteúdo

setembro 21, 2017

Governo do Paraná anuncia investimento esportivo nas APAES

Com o programa “Paraná Mais Esporte”, o Governo do Estado por meio da Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná realizou nesta quarta-feira (06 de setembro) a entrega de investimentos às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) da Regional de Curitiba composta por 34 municípios. No evento foi lançada a politica de incentivo ao esporte nas APAES com entrega de materiais esportivos para 75 escolas. Estiveram presentes na solenidade, no Palácio Iguaçu, o governador do Paraná, Beto Richa, o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado licenciado Douglas Fabrício, a secretária da Família e Desenvolvimento Social Fernanda Richa, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Artagão Júnior, a Secretária de Educação, Ana Seres Comin, deputados estaduais, lideranças políticas, representantes de diversas APAES e atletas do paradesporto.

Na capital, foi realizada a primeira etapa de anúncio deste investimento. Nos próximos dias, serão promovidas etapas em demais regiões do Paraná. A entrega de material esportivo às APAES tem a intenção incentivar a prática de modalidades esportivas entre deficientes e portadores de necessidades especiais, com objetivo de promover o paradesporto. O Paraná é um celeiro de paratletas, sendo um estado com bom histórico em Paralimpiadas.

O estado além de consolidar o esporte como mecanismo de inclusão, também revela atletas de alto rendimento. Marcelo dos Santos, atleta paralímpico de bocha, medalha de prata na Rio 2016 falou que “esse apoio do governo é fundamental para fazer a inclusão de pessoas por meio do esporte. E com esse investimento, no futuro, outros atletas podem alcançar o mesmo resultado que consegui”.

Para o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, “a meta é que todas as APAES do Paraná sejam atendidas esse ano com um material de qualidade. O investimento por meio do Programa Paraná Mais Esporte atende um setor que estava necessitando muito, e com isso o governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo fortalece o paradesporto no estado, dando estrutura para que treinadores e atletas possam aprimorar o talento que já existe”. O secretário elegeu Marcelo dos Santos como “grande exemplo e representante de atletas do paradesporto”, destacando que o medalhista treina nas instalações da Secretaria do Esporte e do Turismo.

O governador Beto Richa destacou que “as APAES querem respeito e oportunidade de vida melhor. As instituicões tem nosso reconhecimento. Sabemos das dificuldades mas executam o trabalho com amor a causa”. O governador também reconheceu o ótimo trabalho de Douglas Fabrício como secretário de estado pela “grande estrutura do esporte sendo instalada nos municípios paranaenses, especialmente com materiais esportivos em todas as regiões e agora com as APAES também sendo contempladas”.

Richa e Douglas Fabrício anunciam investimentos para esporte em 44 municípios

Em parceria com a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná, o Governo do Estado assinou convênios com 44 municípios nesta terça-feira (19 de setembro) para investir em material esportivo e instalação de arenas multiuso. O governador Beto Richa disponibilizou R$ 1.350.000 na área do esporte.

Foram beneficiados os municípios de Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Alto Piquiri, Bela Vista do Paraíso, Bocaiuva do Sul, Bom Sucesso, Borrazópolis, Campina Grande do Sul, Campo Bonito, Campo do Tenente, Campo Magro, Céu Azul, Colombo, Corumbataí do Sul, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Sul, Curiúva, Diamante do Oeste, Doutor Ulysses, Espigão Alto Iguaçu, Figueira, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, General Carneiro, Godoy Moreira, Guaporema, Guaraqueçaba, Iguaraçu, Imbaú, Inaja, Indianópolis, Itambaracá, Itaperuçu, Itaúna do Sul, Ivaté, Jundiai do Sul, Laranjeiras do Sul, Londrina, Luiziana, Lunardelli, Lupionópolis, Mandirituba e Marilena.

Vale dizer ainda que investimentos repassados para Colombo, Foz do Iguaçu, Londrina e Mandirituba serão para APAES, em uma iniciativa pioneira de incentivo ao paradesporto.

Ao assinar os convênios, o governador Beto Richa reafirmou o caráter municipalista com o apoio às prefeituras. “Consolidamos e estreitamos a boa relação do Governo do Estado e as administrações municipais. Entendemos que são nas cidades que as pessoas vivem e é onde precisamos investir para garantir o bem-estar social a todas as famílias paranaenses”, afirmou.

O município de Laranjeiras do Sul vai receber uma das arenas multiuso que disponibiliza espaço para a prática de modalidades como futebol, handebol, vôlei, badminton e outras. “Já virou rotina para nós vir ao Palácio do Iguaçu assinar convênios e receber recursos”, agradeceu o prefeito Berto Silva.

Para o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício, o governador Beto Richa, ao anunciar os investimentos no esporte, demonstra preocupação com a formação, disciplina e inserção social do jovem. “Temos evento como este toda semana. São diversos tipos de investimentos no esporte. Há alguns dias tivemos academias para as pessoas se exercitarem até vans para o transporte de atletas. Agora foram anunciados materiais esportivos e arenas multiuso”, afirma o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício.

Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo e Casa de Semiliberdade promovem inserção de jovens no esporte

Uma parceria entre a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná e a Casa de Semiliberdade Masculina de Curitiba está dando oportunidade de socialização para jovens. Por meio do programa “Paraná Mais Esporte”, a SEET repassou investimentos em material esportivo com objetivo de promover o esporte. “Os garotos praticam futebol, vôlei, basquete e rugby. Temos um trabalho em conjunto com a secretaria de estado que incentiva a prática diária”, afirma o diretor da Casa de Semiliberdade Masculina de Curitiba, André Rodrigues de Lima.

Por enquanto, o programa envolve 18 jovens de 12 a 18 anos de idade. Além da ressocialização, alguns aspirantes a atletas já demonstram tendência ao rendimento. Um dos garotos já treina futebol na sede da Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná com o técnico e ex-jogador de futebol, Miltão do Ó, e dois adolescentes treinam rugby em um projeto junto ao Curitiba Rugby, que é bi-campeão brasileiro da modalidade.

Além das modalidades citadas, outra que deverá ser desenvolvida na Secretaria do Esporte e Turismo é o tênis, em parceria com a FPT (Federação Paranaense de Tênis).

“Este trabalho com a Casa de Semiliberdade Masculina de Curitiba tem a intenção de fortalecer o vínculo de jovens ao esporte. Não é novidade que o esporte para muitos é o único caminho para a socialização. E o investimento nesta área favorece a convivência e dá oportunidades”, argumenta o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício.