Os investimentos do Governo do Paraná na área do esporte continuam em todas as regiões do estado. Nesta terça-feira (08 de agosto), o governador Beto Richa e o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado licenciado Douglas Fabrício, entregaram mais 10 miniarenas e 19 academias para 18 municípios.
O evento foi no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e os municípios contemplados com academias foram Califórnia, Cambira, Campo Largo, Colombo, Jaguariaíva, Luiziana, Paranapoema, Paulo Frontin e Terra Roxa. Já os municípios que receberam miniarenas foram Céu Azul, Guaíra, Guaporema, Iguaraçu, Irati, Jacarezinho, Marilena, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa e Três Barras do Paraná.
Na ocasião, o secretário Douglas Fabrício falou que o anúncio dos investimentos demonstra a preocupação do governo com as áreas do esporte e do turismo. “São investimentos que incentivam crianças, jovens e pessoas de todas as idades a ter qualidade de vida por meio do esporte, que é um instrumento do bem e aliado da educação, saúde e segurança pública. Com a confiança do governador Beto Richa ao nos convidar para a secretaria e a parceria da Assembleia Legislativa com deputados indicando municípios, conseguimos atender todos”, disse.
Para o governador Beto Richa, a parceria com as cidades é prioridade. “Isso demonstra o respeito do governo aos municípios. Fazemos uma gestão eminentemente municipalista. Precisamos investir nas cidades para garantir uma vida melhor aos paranaenses”, afirmou.
A instalação de academias e miniarenas em municípios do estado faz parte do programa “Paraná Mais Esporte”, criado pela Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná – SEET com objetivo de fomentar a prática de várias modalidades em todas as regiões. Por meio da nova política de esporte, o governo diagnosticou a situação da infraestrutura esportiva nos municípios e quais modalidades são praticadas.
Vale dizer que os 18 municípios contemplados fizeram parte da segunda etapa de repasses de investimentos no esporte. A primeira etapa incluiu os municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Almirante Tamandaré, Araucária, Fazenda Rio Grande, Mandirituba e São José dos Pinhais.
A miniarena
As miniarenas são montadas após a realização de parceria entre o governo do estado e as prefeituras, que cedem o terreno para que a Secretaria instale os equipamentos, que contam com estruturas de alambrados, arquibancadas e gramado sintético e podem ser utilizados para a prática de futebol, handebol, vôlei, tênis, badminton, entre outras modalidades. As Arenas Multiuso são transportadas até os municípios em dois contêineres, que são incorporados à estrutura para funcionarem como vestiários, lanchonetes ou depósito de materiais. O gramado sintético das Arenas Multiuso, certificado pela FIFA, conta com um sistema de absorção de impacto feito de borracha de pneu reciclada. Cada campo sintético retira do meio ambiente cerca de 1.800 pneus velhos.