Dezessete municípios receberam nesta segunda-feira recursos para aplicar no esporte
O Governo do Estado autorizou mais R$ 7,7 milhões para investimentos em 32 municípios do Paraná. Os novos convênios com as prefeituras foram assinados nesta segunda-feira (14) pelo governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Os recursos serão destinados para a construção de academias ao ar livre, arenas multiuso esportivas, aquisição de veículos e compra de equipamentos agrícolas.
ESPORTE – Somente para o esporte, foram 9 arenas multiuso e 53 academias ao ar livre destinadas a 17 municípios.
“Autorizamos recursos para os municípios com muita frequência. Isso é uma demonstração clara e inequívoca da saúde financeira do Paraná”, disse Richa. O governador ressaltou o caráter municipalista de sua gestão. “Já fui prefeito e sei das dificuldades das cidades, principalmente no meio dessa crise que derruba as arrecadações”, complementou.
O secretário estadual do esporte e turismo, Douglas Fabrício, falou sobre os investimentos nos projetos da pasta. “A Arena Multiuso, em seu processo de instalação, é uma ação inovadora que incentiva crianças e jovens a ter qualidade de vida por meio do esporte, que é um instrumento do bem, aliado da educação, saúde e segurança pública”, disse o secretário, que completou: “o mesmo acontece com as academias ao ar livre, que são importantes na disseminação do acesso à saúde, permitindo a todos a prática de exercícios físicos em ambientes públicos”.
MUNICÍPIOS – Os municípios que serão beneficiados na área do esporte pelos recursos disponibilizados nesta segunda-feira são: Apucarana, Bituruna, Cambará, Campo Magro, Cruz Machado, Fazenda rio Grande, Ibaiti, Irati, Itaipulândia, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Medianeira, Quitandinha, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Terezinha de Itaipu e Teixeira Soares.
ARENAS MULTIUSO – As Arenas Multiuso são montadas após a realização de parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras, que indicam o terreno para que a Secretaria instale os equipamentos, que contam com estruturas de alambrados, arquibancadas e gramado sintético e podem ser utilizados para a prática diversas modalidades esportivas. O equipamento é transportado até os municípios em dois contêineres, que são incorporados à estrutura para funcionarem como vestiários, lanchonetes ou depósito de materiais.
O processo de instalação é rápido e a Arena é montada em cerca de cinco dias – tendo a base de concreto, de responsabilidade do município, já preparada. Um modelo simplificado, que evita processos muito burocráticos. O gramado sintético das Arenas Multiuso é certificado pela FIFA e conta com um sistema de absorção de impacto feito de borracha de pneu reciclada. Cada campo sintético retira do meio ambiente cerca de 1.800 pneus velhos.
O prefeito de Medianeira, Rodrigo Endrigo, assinou convênio para a implantação de uma arena multiuso e quatro academias ao ar livre. “Essas obras vão beneficiar mais de 5 mil pessoas que moram na cidade”, disse.
ACADEMIAS AO AR LIVRE – Cada academia contém 10 equipamentos para exercícios ao ar livre, que passam por tratamento para resistir às intempéries climáticas. Como acontece com as arenas, as academias também são instaladas em terrenos providenciados pela prefeitura, que também é responsável pela base de concreto.
[gallery ids="https://douglasfabricio.com.br/wp-content/uploads/2017/08/IMG_3330.jpg|,https://douglasfabricio.com.br/wp-content/uploads/2017/08/IMG_3344.jpg|"]