O secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabricio, participou nesta terça-feira (04 de julho) de uma transmissão ao vivo on line da Política de Esportes do Estado. De iniciativa da Escola de Gestão do Paraná e da SEET, a exposição aconteceu via WEBCast e mobilizou uma comunidade esportiva de cerca de duas mil pessoas em computadores e smartphones. Participaram também a Valéria de Cássia Arantes, da Escola de Gestão, e o Dílson Martins, da equipe técnica de ação estratégica da Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná.
“Fizemos um diagnóstico e com base nele construímos a nova política de esporte. É uma iniciativa nova que foi criada no Paraná. Com a construção deste modelo, queremos incluir mais pessoas no esporte e conscientizar a sociedade de sua grandeza”, disse o secretário Douglas Fabrício.
Vale dizer que a nova política de esportes foi elaborada após equipe técnica da SEET percorrer as cidades do Paraná para identificar o perfil do esporte em cada região. Após ouvir lideranças da sociedade organizada e da comunidade esportiva foi traçada a política. “Este trabalho é inédito no Brasil. Ao discutir o esporte a Escola de Gestão dá a devida importância da área para a sociedade”, argumenta Douglas.
Na abertura, o secretário também fez questão de mencionar os benefícios gerados com a fusão das áreas do esporte e do turismo em uma secretaria. “Foi um acerto do governador Beto Richa. As duas áreas se relacionam muito. O esporte impulsiona o turismo quando caminha junto. O exemplo mais recente foi os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. O apelo comercial que o evento teve, envolvendo pessoas de todo o mundo. Isso faz parte do turismo”, diz Douglas.
Paraná Mais Esporte
O programa foi desenvolvido após o governador Beto Richa criar a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná, que oportunizou o debate com atletas, professores, municípios, universidades, escolas, federações e clubes, para nortear as atividades.
Antes de fixar as diretrizes do programa, foram realizadas audiências públicas em todo o Estado para ouvir as pessoas que estão mais envolvidas com o esporte. Este conjunto de ações deverá pautar os próximos anos. Cada cidade ou região tem uma prática de esporte diferente.
A política tem objetivo de democratizar a prática de exercícios físicos, possibilitar que crianças, adolescentes, idosos e deficientes, especialmente aqueles que estão nas periferias das grandes cidades e lá nos pequenos municípios, tenham acesso a espaços e a equipamentos desportivos (bolas, redes, raquetes), distribuídos gratuitamente nos municípios.
Já em relação ao alto rendimento, existe a política de apoio com o programa Talento Olímpico do Paraná (TOP), pelo qual atletas e treinadores com potencial olímpico e paralímpico são incentivados com bolsas pagas pelo Estado. É o maior programa de estímulo ao esporte já criado no Paraná, atingindo atualmente 1.600 atletas e técnicos.