Com 14 medalhas de natação no currículo paralímpico e cinco participações olímpicas, o atleta, Clodoaldo Silva, que cumpriu a nobre missão de acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro no ano passado, esteve na Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná nesta segunda-feira (03 de julho) apresentando o projeto social “Clodoaldo Silva na Minha Escola” e proposta de academias ao ar livre, destinadas principalmente para pessoas com deficiência física e idosos.
O vitorioso atleta foi recebido pelo secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício, que ouviu o relato de sua história e demonstrou interesse em viabilizar parcerias. Clodoaldo começou em 1996 em Natal (Rio Grande do Norte) e depois, em 2005, foi morar no Rio de Janeiro. Segundo ele, desenvolveu a responsabilidade fora das piscinas, trabalhando com palestras motivacionais em escolas municipais e estaduais. “É para mostrar meus ensinamentos. Tenho prazer de expor a trajetória de uma pessoa que nasceu com paralisia cerebral e devido à falta de oxigenação teve suas pernas cruzadas e dobradas. Comecei na natação como reabilitação, enfrentei preconceitos e consegui uma carreira vitoriosa. Vi que após a aposentadoria no Rio de Janeiro poderia contribuir muito mais. Com o projeto ‘Clodoaldo Silva na Minha Escola’ posso passar mensagem de otimismo e superação para crianças e adolescentes com deficiências. É a grata missão de incentivar a surgir grandes atletas”, disse Clodoaldo.
Para Douglas Fabrício, a trajetória de Clodoaldo Silva deve ser sempre exposta para demonstrar como o esporte é um grande mecanismo de inclusão. Na ocasião, o secretário recordou quando presenciou a participação do atleta nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. “Tivemos a visita ilustre de um para-atleta que é referência no mundo. Ele que venceu todas as lutas em sua vida agora tem este belo trabalho de incentivar jovens a praticar esporte. Ele é nosso convidado a participar do Parajaps e outros eventos da Secretaria do Esporte e Turismo. Vamos fazer grandes parcerias”, disse Douglas.