Festival das Cataratas promove turismo no Sul do país
Aconteceu na última semana, entre os dias 28 e 30 de junho, o 12º Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do turismo nacional. Foram 8.180 participantes, de 21 estados brasileiros e 14 países. O número é 18% superior do que o registrado no ano passado (7.043). Além disso, 227 profissionais de imprensa fizeram a cobertura do evento. Outros números relevantes desta edição foram o de caravanas (55) e o de trabalhos submetidos ao Fórum Internacional de Turismo do Iguassu (270), que já se consolidou como o principal evento técnico-científico do setor no Brasil.
Região Sul
Presente durante todo o evento, o secretário do esporte e turismo do Paraná, Douglas Fabrício, ressaltou durante a cerimônia de abertura a importância da área como alavanca econômica para o sul do país . “Estive recentemente conversando com o ministro do turismo, Marx Beltrão, solicitando uma maior atenção à nossa região, quando o assunto é desenvolver o potencial turístico. Fomos muito bem recebidos, botamos em prática neste primeiro semestre as solicitações feitas por ele e para a nossa alegria, durante o Festival, tivemos a notícia de que, a partir do próximo mês, o Ministério do Turismo começará um forte trabalho de divulgação de destinos do Sul do Brasil”, comentou.
Crescimento
O ministro Beltrão apresentou o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET), que apontou um crescimento da atividade de 4,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2016. Outro importante fator destacado por ele foi o encontro dos países lusofalantes. “Este é um ótimo momento para aproveitar e discutir assuntos bilaterais e de cooperação no turismo”, afirmou.
O evento
Nos 209 estandes da Feira de Turismo e Negócios, 1.780 expositores apresentaram mais de 1.176 marcas, entre agências de viagens, operadores de turismo, empresas aéreas, meios de hospedagem e de gastronomia, destinos e atrativos turísticos de todo o Brasil e da América Latina. A África também esteve representada, com um estande de Angola. No Salão de Turismo de Compras, as lojas de Ciudad del Este, no Paraguai, ocuparam mais estandes e trouxeram atrativos para conquistar o público. Entre elas, um robô gigante, que fez sucesso entre os participantes.
“Eu tenho participado do festival há seis anos, três deles como Presidente da Paraná Turismo, e posso dizer que essa edição foi a melhor de todas “, falou Jacó Gimenes, presidente da Paraná Turismo. O idealizador e coordenador do Festival, Paulo Angeli, destacou a evolução do evento ao longo de sua história. “Isso mostra a pujança da cidade, da região e, principalmente, da atividade turística como geradora de emprego e renda”, disse. Angeli também lembrou a importância do Festival ser palco este ano de importantes discussões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre o turismo. “É uma grande honra receber os ministros, que poderão levar as suas impressões sobre os nossos atrativos para todos os cantos do mundo”, completou.
Luiz Fernando Vianna, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, reafirmou o compromisso da hidrelétrica com o setor. “Em 2003, Itaipu ampliou a sua missão e colocou, entre muitas coisas, o desenvolvimento do turismo regional. Por isso, somos uma parceira tradicional do evento e continuaremos sendo para que o nosso turismo possa se desenvolver cada vez mais”. Já o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, destacou a grande diversidade étnica e cultural existente na cidade. “Aqui temos uma energia diferente, que vem das mais de 80 etnias que aqui habitam e ajudam a criar uma aura especial e receptiva em nossa cidade”.
Aumento na cota
Durante a abertura do Festival, uma das pautas levantadas foi o aumento US$ 300 para US$ 500 na cota de isenção de impostos de gastos no exterior por via terrestre. “Pedimos para que o aumento da cota para 500 dólares seja estudado com muito carinho e responsabilidade. Pode ter certeza de que Itaipu é apoiadora desse pleito”, disse Vianna. Pedido reforçado pelo secretário Douglas Fabrício. “O ministro (do Turismo, Marx Beltrão) é dinâmico e tem força para aumentar essa cota e ajudar a expandir ainda mais o turismo na região”, solicitou.